Esportes olímpicos

Brasil encerra campanha histórica no Mundial de Judô

Brasil encerra campanha histórica no Mundial de Judô
Medalhistas do Brasil no Mundial de Judô comemoram conquistas (Foto: Lara Monsores/CBJ)

O Mundial de Judô, realizado em Tashkent, no Uzberquistão, encerrou nesta quinta-feira (13). O Brasil encerrou sua participação por equipes de forma precoce, ao cair nas oitavas de final para a Coreia do Sul. Apesar disso, a modalidade conseguiu um resultado histórico em disputas longe de casa. 

No total, os brasileiros conquistaram quatro medalhas.  Mayra Aguiar colocou o ouro no peito ao vencer a categoria até 78kg. Em seu retorno aos tatames, Rafaela Silva também subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria até 57kg. Já Beatriz Souza (+78kg) conseguiu uma prata. No masculino, Daniel Cargnin (73kg) completou a conta com o bronze.

Campeão mundial em 2014 e 2017, a gaúcha Mayra Aguiar chegou ao seu tricampeonato. O resultado possibilitou o retorno da atleta ao topo do ranking mundial na categoria até 78kg. Já Rafaela Silva, que saiu com o ouro inédito em 2013, conquistou seu bicampeonato em Tashkent. 

Portanto, o Brasil finalizou sua participação no certame em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás somente do Japão. Com o resultado, o país conseguiu sua melhor campanha fora de casa. Por outro lado, a campanha de 2007, no Rio de Janeiro, segue sendo a mais vitoriosa da história, pois foram três outros para os brasileiros. 

Já o maior número de medalhas conquistadas em uma única campanha foi somado no mundial do Rio de Janeiro, em 2013. Na oportunidade, os judocas brasileiros encerraram a competição com seis medalhas. 

Na disputa por equipes, Brasil cai nas oitavas

Neste último dia de disputas, o Brasil enfrentou a Coreia do Sul em busca da conquista por equipes. No combate misto, o duelo entre brasileiros e coreanos aconteceu de forma equilibrada. Logo na primeira luta, Rafaela Silva (57kg) foi punida três vezes. Com isso, os oponentes abriram vantagem. Na sequência, Daniel Cargnin levou a melhor e deixou tudo igual na disputa. 

Após a luta de Maria Portela, os brasileiros viraram o placar. Surpreendido, Rafael Macedo acabou superado pelo adversário. Beatriz Souza foi imobilizada no confronto seguinte, devolvendo a vantagem aos coreanos. O Brasil voltou ao jogo com a vitória de Rafael Silva, mais conhecido como Baby.

Maria Portela, representante da categoria médio feminino (70kg) foi a escolhida, por meio de sorteio, para disputar o confronto de desempate. A atleta começou bem, mas não conseguiu segurar a adversária.

Com o placar final de 4 x 3 para a Coreia, o Brasil caiu nas oitavas de final da disputa por equipes no Campeonato Mundial de Judô.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo