Paralimpíadas

Brasil é prata no 4x100m misto e leva quatro medalhas na manhã da natação

Miriam Jeske/CPB

O Brasil teve uma ótima manhã de terça-feira, 31, nas piscinas de Tóquio e faturou quatro medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Para fechar a participação do dia, o revezamento misto 4x100m brilhou na piscina, ficando na 2ª colocação..

Wendell Belarmino abriu bem o revezamento, virando os 50m iniciais na liderança, mas Japão e China ultrapassaram o brasileiro antes de ele entregar para Douglas Matera nadar a segunda perna da prova. Douglas recuperou a ponta e deixou a cargo de Lucilene da Silva Sousa, que nadou muito bem e abriu mais de três segundos de vantagem na liderança, com Pikalova, vice-campeã dos 100m livre s12, fazendo grande recuperação para o Comitê Paralímpico Russo.

Carol Santiago fechou a prova, com a difícil missão de segurar o pódio brasileiro contra o russo Vladimir Stonikov e o ucraniano Kyrylo Garashchenko, que nadaram a última perna para seus países. A brasileira não conseguiu manter a liderança, mas segurou o ritmo forte para garantir a medalha de prata.

Além da conquista por equipes, Carol Santiago também levou a primeira medalha da manhã de natação para o Brasil, confirmando seu favoritismo e levando o ouro nos 100m livre s12, o segundo da atleta na Paralimpíada de Tóquio e a sua terceira medalha na competição. A brasileira virou os 50m na liderança e suportou a pressão da adversária russa para garantir o topo do pódio.

Pouco depois, Gabriel Bandeira foi para a água disputar os 200m medley sm14 e teve uma grande recuperação no nado livre para levar a medalha de prata, sua quarta conquista nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Gabriel iniciou forte, disputando a liderança no estilo borboleta, mas caiu de ritmo, virou costas e peito fora do pódio e até distante da medalha, mas conseguiu a recuperação no estilo livre para ser vice-campeão paralímpico.

Mariana Ribeiro conquistou uma emocionante medalha de bronze nos 100m livre s9, garantindo o pódio nos metros finais. Mariana virou os 50m na 5ª colocação, mas teve uma grande recuperação e levou a medalha em uma forte disputa com a britânica Toni Shaw e a australiana Ellie Cole.

Patrícia Pereira esteve muito perto de levar mais uma medalha para a natação paralímpica brasileira em Tóquio. Ela terminou em 4º lugar nos 50m peito sb3, em uma disputa emocionante envolvendo quatro atletas. Marta Fernandez Infante, da Espanha, disparou na liderança, mas logo atrás nada estava decidido. Patrícia ficou na briga pela 3ª colocação o tempo todo e no final, ela, Nely Miranda, do México, Leanne Smith, dos Estados Unidos e Maryna Verbova, da Ucrânia, ficaram lado a lado. A mexicana conseguiu superar as adversárias, com o tempo de 1m01s60, contra 1m01s82 da brasileira.

Na primeira prova do Brasil no dia, às 5h, Caio Amorim terminou na 6ª colocação nos 400m livre s8, com o tempo de 4m35s16. O brasileiro não conseguiu acompanhar o forte ritmo imposto pelo trio do pódio: o russo Andrei Nikolaev (4m25s16), Alberto Amodeo, da Itália (4m25s93), e Matthew Torres, dos Estados Unidos (4m28s47).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo