O Brasil encarou a seleção de Camarões, nesta sexta-feira (02), no Lusail Stadium, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Já classificado, o Brasil tinha apenas a intenção de se manter na liderança e seguir como única seleção com 100% de aproveitamento.
[wptb id=507172]O técnico Tite mandou a campo uma equipe alternativa e formada por jogadores que não fazem parte do time titular. Nomes como o goleiro Ederson, o lateral direito Daniel Alves e o atacante Gabriel Jesus apareceram na equipe. Tite resolveu poupar a equipe para poder focar na fase de oitavas de final.
PRIMEIRO TEMPO:
O primeiro ataque do Brasil veio logo no primeiro minuto, quando Antony bateu cruzado buscando Gabriel Jesus, mas a defesa afastou. A Seleção Brasileira seguiu ameaçando Camarões, mas encontrava dificuldades para furar o bloqueio. Aos 13 minutos, após lançamento de bola a frente, Gabriel Martinelli cabeceou e o goleiro Epassy espalmou para escanteio.
Os camaroneses ameaçaram aos 19, quandou Nouhou fez jogada pela esquerda e cruzou, mas Ederson espalmou para afastar o perigo. Dois minutos depois, em bola alçada na área, Gabriel Jesus arrumou e Fred finalizou por cima. Aos 24, Martinelli fez boa jogada pela esquerda, tirou a marcação e tocou em Jesus, mas a defesa afastou o perigo.
O Brasil teve então duas oportunidades de bola parada. Na primeira falta, Rodrygo carimbou a barreira. Na segunda chance, Daniel Alves bateu, mas jogou por cima do gol. Aos 37, Antony recebeu pela direita, tirou a marcação e bateu, mas o goleiro Epassy defendeu com segurança. Ainda no primeiro tempo, Martinelli fez jogada individual e bateu, mas novamente o goleiro de Camarões defendeu. No último lance do primeiro tempo, Mbeumo apareceu com liberdade e cabeceou, mas Ederson fez grande defesa e evitou o gol dos africanos.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, as duas seleções voltaram sem mudanças, mas logo no início o Brasil teve um problema com Alex Telles. Após subir para afastar uma jogada, o lateral brasileiro ficou sentindo o joelho direito e precisou sair. Enquanto isso, Camarões chegou com Aboubakar, que bateu cruzado e mandou pra fora.
Tite fez então três mudanças, mandando a campo Marquinhos, Bruno Guimarães e Everton Ribeiro; saíram Alex Telles, Fred e Rodrygo. O Brasil conseguiu chegar com Everton Ribeirto, que cruzou em Militão. O zagueiro dominou e bateu, mas Epassy salvou. Pouco depois quem chegou foi Martinelli, que arriscou um bom chute, mas parou em nova defesa do goleiro de Camarões.
Aos 18, Tite mexeu novamente na equipe e desta vez mandou Pedro a campo no lugar de Gabriel Jesus. O Brasil teve boa chance com Bruno Guimarães, que recebeu pelo meio, mas finalizou por cima do gol. A Seleção Brasileira seguia em cima, mas quem teve oportunidade foi Camarões. Ntcham arriscou de fora da área e Ederson defendeu.
O Brasil fez boa jogada pela direita com Raphinha, que recebeu de Bruno Guimarães e cruzou, Pedro tentou finalizar, mas a defesa de Camarões afastou. Pedro teve outra chance aos 44, quando recebeu de Dani Alves e chutou, mas mandou por cima do gol. Já nos acréscimos, em bola cruzada pela direita, Aboubakar apareceu com liberdade e cabeceou no canto, sem chances para Ederson: Camarões 1 a 0.
O Brasil ainda teve duas boas oportunidades, mas não conseguiu marcar. A melhor chance foi com Bruno Guimarães, que recebeu de Marquinhos e chutou por cima. A Seleção Brasileira passou a depender de que a Suíça não fizesse outro gol sobre a Sérvia para se manter em primeiro. Desta maneira, o Brasil ficou em primeiro.
COMO FICA:
O Brasil avança na primeira colocação do grupo G e vai enfrentar a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira (05), às 16hs (de Brasília), no Estádio 974. A Suíça, por sua vez, passa em segundo e vai enfrentar Portugal na próxima terça-feira (06), às 16hs (de Brasília), no Lusail.