Z - Agência ENM

Brasil repete resultado da estreia e segue com chances reais na Copa do Mundo de Vela

Brasileiros na Espanha (Foto: Gilles Morelle)

A próxima regata está marcada para quinta-feira (23), com a decisão das vagas ocorrendo na sexta-feira (24) em uma prova com pontuação dobrada.

No segundo dia das oitavas de final da SSL Gold Cup, ocorrido nesta quarta-feira (22) em Gran Canárias, Espanha, a equipe brasileira de vela, liderada por Robert Scheidt, enfrentou um empolgante desafio pelo segundo lugar contra a Polônia.

O confronto foi de tirar o fôlego, com apenas meio metro separando os dois veleiros na linha de chegada.

Ao conquistar o segundo lugar na prova, realizada em condições de ventos de baixa a média intensidade, o SSL Team Brasil manteve sua posição como segundo colocado na classificação geral do grupo, acumulando 6 pontos.

A Lituânia lidera com 8 pontos, após mais uma vitória na regata, enquanto Polônia e Tahiti somam 3 pontos cada.

A importância do resultado é ressaltada pela necessidade de estar entre os dois primeiros de cada grupo para avançar às quartas de final.

Robert Scheidt expressou a relevância da prova, considerando que apenas os dois melhores seguirão na competição.

A próxima regata está marcada para quinta-feira (23), com a decisão das vagas ocorrendo na sexta-feira (24) em uma prova com pontuação dobrada.

Gabriel Borges, campeão pan-americano e mundial de vela, descreveu a regata como desafiadora, com variações significativas de pressão na raia.

”Foi uma regata muito difícil, com muita diferença de pressão na raia. Chegamos a estar em último no contravento, mas recuperamos com bom trabalho em equipe e decisões a bordo. No último popa salvamos um segundo”.

Mesmo enfrentando momentos adversos, a equipe brasileira conseguiu se recuperar com um trabalho em equipe eficiente e decisões estratégicas a bordo.

A tabela de classificação geral mostra os argentinos em segundo lugar na regata do dia, mantendo a liderança.

Na chave chilena, o Chile reagiu, conquistando o segundo lugar, enquanto a África do Sul lidera. Portugal continua dominante, liderando com 4 pontos de vantagem.

Assista a regata

A tripulação brasileira é composta por Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Gomes, Henry Wisni, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt, com os suplentes Gabriel Kieling e Pedro Trouche.

O formato da competição segue o padrão de mata-mata, com quatro barcos disputando duas vagas em regatas diárias de 45 minutos.

Robert Scheidt destacou que, apesar dos dois dias sólidos, a equipe precisa evoluir constantemente, considerando a estreia recente na competição.

O evento tem como sede o Real Club Náutico de Gran Canaria, e as regatas podem ser acompanhadas online.

A SSL Gold Cup, patrocinada pela Sertrading e Subsea 7 S.A., com apoio da Allcatrazes, é uma iniciativa que busca promover a igualdade de oportunidades na vela, proporcionando uma competição onde o talento dos velejadores é o destaque.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo