Brasil tem a pior atuação na Copa América e apenas empata com o Equador

(Lucas Ribeiro / CBF)

Tite usou a última partida da fase de grupos da Copa América como teste para algumas peças. Mas após o empate por 1 a 1 do Brasil com o Equador, neste domingo, em Goiânia, o treinador certamente teve mais dúvidas do que certezas em suas experiência. Após um primeiro tempo dominante, a Seleção sucumbiu no segundo, foi extremamente pressionada pelos equatorianos e a igualdade no placar acabou sendo lucro para os brasileiros. Éder Militão abriu o placar e Mena deixou tudo igual na etapa final.

O resultado não mudou a posição do Brasil na tabela, que avançou em primeiro lugar do grupo, mas ligou um sinal de alerta após a fraca exibição no segundo tempo contra um time claramente inferior tecnicamente. O empate também deu fim a sequência de 10 vitórias seguidas da Amarelinha. O Equador também avançou graças a derrota da Venezuela, e assim como Seleção, aguarda a definição de seu adversário na próxima fase.

Agora o foco do Brasil é na rodada do grupo B na segunda-feira onde conhecerá o adversário da partida de quartas de final na sexta-feira, às 21h (Horário de Brasília). A única certeza é que a Seleção terá um duro desafio, já ficará entre Uruguai e Chile.

O JOGO

Já classificado e com a primeira colocação garantida, Tite resolveu fazer alguns testes com o Brasil e levou a campo uma equipe completamente mexida. A falta de entrosamento de cara já ficou evidente, com o Equador levando perigo pelo menos duas vezes ao gol de Alisson antes dos dez minutos. Tentando encontrar o ritmo, a Seleção trocava passes no meio-campo mas sem efetividade.

Somente aos 13 minutos, veio a primeira chance brasileira em bom chute de Lucas Paquetá defendido por Galíndez. E o jogo passava justamente mais pelo pé do camisa 17, que aberto mais pela direita, era muito acionado para auxiliar na criação no meio-campo.

E assim seguiu no primeiro tempo, com Paquetá sendo a peça central e tendo as melhores chances do Brasil. Aos 26, o meia do Lyon teve mais uma oportunidade, mas a finalização acabou sendo desviada pela zaga. Aos 36′, o placar finalmente saiu do zero. Após falta cobrada na área por Everton, Éder Militão subiu mais que todo mundo e testou firme para o fundo do gol.

A vantagem no placar trouxe ainda mais tranquilidade para o Brasil que já dominava sem ser incomodado com a posse de bola de alta e sofrendo pouco perigo do ataque equatoriano.

Éder Militão marcou pela primeira vez com a camisa da Seleção (Lucas Ribeiro / CBF)

No retorno para o segundo tempo, o Equador voltou com outra energia e muito ofensivo para incomodar o Brasil. Relaxada, a Seleção foi dando campo para os equatorianos e acabou sendo castigada aos 8′. Após escorada de Enner Valencia, Mena aparece nas costas da defesa brasileira e fuzila para empatar a partida em Goiânia.

E a pressão seguiu. O Equador achou uma forma de encurralar o Brasil na defesa e explorou muito o lado direito de ataque, aproveitando-se da improvisação de Danilo, lateral direito de origem, pela ala esquerda da Seleção, e criava boas chances. Mero espectador no primeiro tempo, Alisson passou a trabalhar na partida.

Buscando melhorar a equipe, Tite começou a mexer e Vinicius Jr., vindo do banco, teve ótima chance já no primeiro lance em campo. Após cruzamento de Paquetá, o atacante do Real Madrid entrou de carrinho por trás da zaga, mas errou feio. Perdeu grande chance de colocar o Brasil a frente de novo. Mas foi o pouco que a Seleção conseguiu produzir.

O Equador seguia pressionando e dominando as ações ofensivas. Mena era o melhor jogador equatoriano em campo e seguia levando perigo e colocando Alisson para trabalhar. Apesar das alterações feitas por Tite, o Brasil pouco produziu e não levou nenhum perigo para a meta de Galíndez. O que ficou claro é que os equatorianos estavam mais perto de virar a partida do que os brasileiros saírem vencedores.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 x 1 EQUADOR

Horário: 18h (horário de Brasília)
Estádio: Olímpico (GO)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Gols: Éder Militão – 36’/1ºT (BRA), Mena – 7’/2ºT (EQU)
Cartão Amarelo: Estupiñán (EQU)
Cartão Vermelho:

BRASIL: Alisson; Emerson, Marquinhos, Éder Militão e Renan Lodi (Danilo); Douglas Luiz (Casemiro), Fabinho, Lucas Paquetá (Everton Ribeiro), Everton (Richarlison), Roberto Firmino (Vinicius Jr.); Gabriel Barbosa. TÉC: Tite

EQUADOR: Galíndez; Preciado, Arboleda, Hincapié e Palacios (Plata); Moisés Caicedo (Mena), Méndez, Franco e Estupiñán; Enner Valencia (Campana) e Ayrton Preciado (Piñeda). TÉC: Gustavo Alfaro

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo