Futebol

Brasileiro conta seu início no futebol no Brasil e sua trajetória nos EUA

Foto: Arquivo pessoal

Natural de Fortaleza, o meia Célio Pompeu vai atuar pelo ST.Louis City. A equipe é uma franquia de expansão da Major League Soccer, que deve começar a jogar apenas em 2023. O atleta tem um ano como profissional e já atuou nas categorias de base do Ceará. Ele contou como foi seu início no futebol e sua ida para os Estados Unidos.

– Começou a ficar sério em 2009, quando eu fui para o Ceará. Fiz um teste e deu certo. Fiquei lá de 2009 a 2011. Joguei vários campeonatos pelo Ceará nessa época. Eu saí em 2011 porque tive que mudar para Ribeirão Preto. Minha mãe foi trabalhar lá e eu tive que me mudar. A sorte era que meu apartamento era a dois metros do estádio Santa Cruz, do Botafogo-SP. Eu tinha 11 anos. Minha mãe conseguiu um teste no Botafogo e na outra semana eu já estava jogando lá. Passei 6 meses e voltei para Fortaleza. Joguei um Brasil CUP e Cearense pela FIC. Depois, voltei para o Ceará e joguei campeonato sub-15 , o meu último por um clube no Brasil.

Foto: Arquivo pessoal

Depois disso, Célio foi para os Estados Unidos e aliou os estudos com o futebol. O atleta teve diversas oportunidades e chegou a disputar finais de torneios com grandes clubes mundiais. Além disso, conseguiu atração das Universidades para conseguir bolsa.

– No começo de 2016 eu me joguei. St benedict’s é uma escola muito tradicional e na época que eu cheguei a base do Estados Unidos na época era High Schools, então tinha muito jogador bom. Lá, você jogava metade do ano na High School e outra metade em outro time, como se fosse outro clube. Então, joguei muitos campeonatos pelo clube. Joguei Dallas Cup, fui campeão. Cheguei em duas finais, perdi uma e ganhei outra. Mas é um campeonato muito grande que joga Manchester United, Liverpool, alguns times do Brasil , na época era Coritiba e Red Bull – disse antes de complementar.

Foto: Arquivo pessoal

– Joguei durantes três anos e meio nessa High School e nesse time que era afiliado ao meu colégio. Ganhamos Dallas Cup, campeonato nacional, estadual, e eu me destaquei bastante nesses jogos. Consegui que várias Universidades da Divisão 1 queriam me dar bolsa. Univerdidade da Califórnia, Carolina do Norte, em qualquer canto que você imaginar – destacou.

Célio escolheu ir para Virgínia, onde assinou com o ST Loius City. A equipe vai disputar a MLS Next Pro, como se fosse uma segunda divisão para preparação para a principal liga do país.

– Eu acabei indo para Virgínia, começar na universidade de lá. Acabei vindo para o ST Louis City, que é uma nova franquia. Eu não fui “draftado”. Assinei por fora. Eles vão entrar na MLS em 2023. Esse ano, nós jogaremos a MLS Next Pro, que é como se fosse uma segunda divisão de preparação para a MLS

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo