Nesta quarta-feira, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Chelsea e Leeds receberam uma notificação da Fifa informando que não poderão selecionar os jogadores brasileiros, convocados paras Eliminatórias da Copa do Mundo, por um período de cinco dias, de 10 a 14 de setembro. De acordo com a BBC, o veto, da entidade máxima que rege o futebol mundial, aos clubes da Premier League, surge após a CBF acionar uma regra da entidade devido a não liberação dos atletas para os três jogos Data Fifa .
A decisão dos clubes ingleses de impedir a presença dos atletas nas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa se deve ao fato do Brasil estar na lista vermelha de países, de transmissão de Covid-19, no Reino Unido. Logo, caso fossem liberados para viagem, os atletas seriam obrigados a cumprir 10 dias de quarentena ao desembarcarem na Europa, e ficariam de fora de várias partidas.
Agora, com a decisão Alisson, Ederson, Fabinho, Firmino, Gabriel Jesus, Raphinha e Thiago Silva estão impedidos de entrar em campo no próximo final de semana com seus respectivos clubes.
Além disso, Fred, do Manchester United, e Thiago Silva, do Chelsea também não poderão jogar na rodada de abertura da Liga dos Campeões, na próxima terça-feira.
Ainda segundo a BBC, a CBF solicitou a Fifa que não vetasse o atacante Richarlison de entrar em campo junto ao Everton já que o clube liberou, de última hora, o atleta para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio com a seleção brasileira.
No caso de descumprimento da determinação da Fifa, o clube será punido com uma derrota automática por 3 a 0.