Z - Z Não marcar 3

Brilhantismo de Dinamite tirou Coritiba da sua primeira Libertadores em 1979

Foto: Divulgação/Coritiba

Neste domingo (8), foi infelizmente confirmado o falecimento do ex-atacante Roberto Dinamite, lenda do Vasco da Gama. O lendário jogador lutava contra um câncer no intestino desde o fim de 2021. O eterno camisa 10 do Vasco revelou a luta contra a doença no início de 2022. O atacante no seu tempo de jogador foi o algoz do Coritiba na década de 70.

+ Coritiba avalia contratação de zagueiro ex-Flamengo

Como um jogador dessa magnitude, Dinamite acumulou diversas histórias durante toda a sua carreira e uma delas foi contra o Coritiba. Em 1979, o Campeonato Brasileiro contava com 94 equipes e depois de vários jogos, Coxa e Vasco superaram diversos obstáculos e fizeram uma das semifinais do torneio nacional daquele ano.

Para o Coritiba essa semifinal representava muito, pois os dois finalistas do Brasileirão garantiam vagas na Libertadores, algo que a equipe paranaense nunca havia conquistado, enquanto o Vasco já era considerado um dos grandes times do Brasil e era visto como o favorito para o confronto.

A primeira partida da semifinal decisiva foi em Curitiba em um Couto Pereira com mais de 50 mil pessoas, algo impossível nos tempos atuais. Com a bola rolando o Vasco abriu o placar com Catinha, aos 20 minutos da primeira etapa e depois de muita pressão, Luis Freire empatou aos 40 do segundo tempo.

No jogo da volta, Coritiba e Vasco se enfrentaram em um Maracanã com mais de 60 mil pessoas e logo de cara Paulinho abriu o placar para o time carioca, porém o Coxa reagiu logo aos 22 minutos com Gardel. Entretanto, o diferencial do confronto apareceu aos 36 da primeira etapa, Roberto Dinamite com toda sua genialidade fez o segundo e colocou o Vasco na final do Brasileirão.

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Para homenagear Roberto Dinamite, o Coritiba fez uma postagem nas suas redes sociais lembrando do atacante que certamente ficará lembrado na história do futebol brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo