Campeonato Brasileiro - Série C

Caminhada do Amazonas até a final da Série C e o acesso histórico para a Série B de 2024; confira

Amazonas (Foto: Deborah Melo/FAF)

Fundado em 2019, nesses poucos anos, fez muito mais que muito time tradicional do Estado e o novato quebrou um tabu que já durava mais de 24 anos

(Foto: Deborah Melo/FAF)

Em poucos anos de fundação, o Amazonas fez história no último sábado (7) carimbando a vaga para disputar a Série B de 2024. Fundado em 2019, nesses poucos anos, fez muito mais que muito time tradicional do Estado e o novato quebrou um tabu que já durava mais de 24 anos.

+ LEIA MAIS

A última vez que um time amazonense disputou a Série B, já faz 24 anos da ascensão do São Raimundo da Série C para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E o Amazonas conquistou isso em apenas quatro anos de fundação e com direito a Arena da Amazônia lotada e 2×0 em cima do Botafogo-PB, além de ter garantido a vaga na final da Série C de 2023, onde vai disputar contra o Brusque.

A caminhada do Amazonas na Série C foi de altos e baixos e quase não conseguia pontuação adequada para brigar pelo acesso. Na primeira fase, passou um bom tempo na liderança, mas quase no fim, começou a perder posição, mas se classificou para a fase seguinte ao terminar na terceira colocação. Fez 32 pontos em 19 jogos disputados, venceu nove, empatou cinco vezes e perdeu outras cinco partidas. Foi uma boa campanha e com o objetivo alcançado.

Na segunda fase, chamada de Quadrangular Final, o Amazonas começou muito ruim e perigou na classificação do acesso. Na primeira rodada, perdeu para o Botafogo-PB por 2×1 e na seguinte foi derrotado pelo Paysandu, em casa. Depois desses resultados negativos, mudou de treinador e foi pra cima. Luizinho Vieira chegou e deu esperanças. Veio três vitórias seguidas, sobre Volta Redonda (duas vezes), Paysandu por 2×1 e a grande vitória sobre o Botafogo-PB no sábado, que garantiu o clube na Série B de 2024 e na final da terceira divisão.

No Quadrangular Final, o Amazonas terminou na liderança, com 12 pontos em seis jogos, sendo quatro vitórias e duas derrotas. Uma grande campanha, carimbada com o acesso.

+ Para saber tudo sobre o Brasileirão, siga o Portal Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

A final vai ser definida em jogos de ida e volta. A ida deverá ocorrer em Manaus, com o mando do Amazonas. A volta será na casa do Brusque. A CBF vai definir datas e horários nos próximos dias.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo