Na manhã dessa segunda-feira (14), foi realizado a reunião do conselho técnico do Campeonato Cearense, onde, por meio de votação entre os clubes, foi definida a fórmula de disputa da competição. O modelo utilizado em 2020 foi mantido para a temporada de 2021.
Primeira fase
Com isso, o Campeonato Cearense está previsto para ser inciado em 10 de fevereiro. A primeira fase contará com oito clubes, dos quais seis se classificarão para a fase seguinte e dois cairão para a segunda divisão. O primeiro colocado desse começo da competição terá uma vaga na Copa do Brasil garantida.
Vale ressaltar que, Fortaleza e Ceará não participam da fase inicial, devido estarem presentes na Copa do Nordeste e possivelmente na Copa Sul-Americana.
Segunda fase
A segunda fase, já com a presença dos dois representantes cearenses na primeira divisão, tem data de inicio precista para o dia 10 de março. Os quatro primeiros colocados se classificarão para o “mata-mata” da competição.
Semifinal e final
A única mudança de 2021, para 2020 vem nas fase de “mata-mata”. A semifinal, que antes teria prorrogação em caso de empate, agora, caso o resultado termine em igualdade, se classificará o clube de melhor campanha. Já na final, que era disputada em dois jogos, também passa a ser em jogo único. O time de melhor campanha tem a vantagem do empate.
O campeonato está previsto para terminar no dia 23 de maio, data que será realizada a final do Cearense 2021.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.