Campeonato Mineiro

Campeonato Mineiro: Caldense e Democrata-SL estão rebaixados para o Módulo II 2024

Caldense e Democrata-SL estão rebaixados no Campeonato Mineiro
Foto: Renan Muniz/Caldense

O futebol mineiro conheceu, neste domingo (2), a definição completa dos clubes rebaixados, para o Módulo II do estadual de 2024. No grupo que reuniu os três piores clubes da primeira fase, na classificação geral, a Patrocinense se garantiu na elite do Mineiro com uma rodada de antecedência, enquanto Caldense e Democrata-SL são os clubes rebaixados para a divisão de acesso da próxima temporada.

Com seis rodadas de disputa, o primeiro rebaixado saiu na quarta rodada. A Caldense caiu de divisão após ser derrotado pela Patrocinense por 1 a 0, em Patrocínio, com um gol de Léo Santos saindo aos 51 Minutos do segundo tempo. A Veterana estava na elite do Mineiro desde 2009, e volta ao Módulo II após 14 temporadas seguidas.

A crise da Veterana já era um reflexo evidente, tanto pela má campanha quanto na questão dos bastidores. Em meio à disputa do estadual, o clube desistiu da vaga para o Brasileirão Série D, após disputar a competição nacional por oito vezes seguidas. O motivo da desistência, segundo o clube, ocorreu por ‘insuficiência de recursos’.

VETERANA REBAIXA JACARÉ NA PENÚLTIMA RODADA

A segunda definição do rebaixado, ocorreu neste domingo (2), no duelo entre Caldense e Democrata-SL. O Jacaré de Sete Lagoas precisava da vitória para forçar um confronto direto, diante da Patrocinense na última rodada, e seguir vivo pela permanência.

Mesmo com a Veterana ‘cumprindo tabela’, e se despedindo da temporada, o Democrata de Sete Lagoas foi derrotado em Poços de Caldas, por 2 a 0. Com gols de Aruá, em 30 Segundos de jogo, e Fabrício Bruno, aos 7 Minutos do Segundo tempo, assim foi decretado o rebaixamento do clube alvirrubro.

O Democrata-SL havia retornado para a primeira divisão após 15 Anos, como campeão do Módulo II em 2022. Na campanha, o Jacaré não conquistou nenhuma vitória na fase de grupos, conquistando somente sua primeira vitória já na repescagem do rebaixamento, justamente contra a Caldense em Sete Lagoas, na segunda rodada.

PATROCINENSE SEGUE NA ELITE

Quem se deu bem no final foi o CAP, o Gavião de Patrocínio garantiu sua permanência e irá para a sétima participação seguida no Módulo I, desde seu acesso em 2017. A Patrocinense acabou sendo forçado a disputar a repescagem, após perder o confronto direto da última rodada da primeira fase, diante do Villa Nova em Nova Lima.

Pela frente, o CAP terá o Brasileiro da Série D na temporada, conquistando a vaga por ‘herança’ com as desistências de Caldense e Villa Nova, estando na quarta divisão ao lado dos mineiros Athletic e Democrata-GV.

Patrocinense e Democrata-SL ainda farão o último jogo da repescagem, no próximo sábado (8), às 18h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Confira a tabela completa da repescagem:

Para ‘recompor’ as vagas na elite da Veterana e do Jacaré, o torcedor mineiro acompanhará o Módulo II de 2023, que tem previsão de início em menos de um mês, no dia 29 de abril. Os participantes serão: Aymorés, Betim, Boa Esporte, Itabirito, Nacional de Muriaé, North, Tupi, Tupynambás, Uberlândia, URT, União Luziense e Varginha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo