Campeonato Mineiro

Campeonato Mineiro Módulo II terá formato diferente em 2024; entenda

Clubes acatam sugestão e alteram formato de disputa do Campeonato Mineiro Módulo II 2024 (Foto: Reprodução/Instagram/Tiago Trindade/FMF)

Proposta feita por cinco times é aprovada e divisão de acesso do estadual terá grupos e triangulares

Foto: Reprodução/Instagram/Tiago Trindade/FMF

Nesta quarta-feira (13), a Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou o arbitral para definir a disputa do Campeonato Mineiro Módulo II 2024. Em reunião feita com os 12 clubes da divisão de acesso do estadual, as equipes aprovaram uma modificação no regulamento de disputa do torneio, completamente diferente do que era de costume. A nova forma adota um modelo semelhante ao vigente no Campeonato Brasileiro Série C.

NOVO FORMATO TERÁ FASE DE GRUPOS E ‘TRIANGULARES’

A primeira fase do Mineiro Módulo II terá uma divisão de equipes. Os participantes serão distribuídos em dois grupos com seis clubes em cada. Será disputado 10 rodadas, em turno e returno, entre os times dos próprios grupos. A divisão das chaves foi feita visando um formato mais ‘regionalizado’, com a proposta sugestiva sendo apresentada por cinco clubes (Aymorés, Caldense, Betim, Democrata-SL e Nacional de Muriaé), e aprovada no arbitral.

Confira os grupos de cada participante do Campeonato Mineiro Módulo II 2024:

  • GRUPO A: Aymorés, Betim, Democrata-SL, Nacional de Muriaé, Tupi e Valeriodoce.
  • GRUPO B: Boa Esporte, Caldense, Mamoré, Varginha, URT e North.

No fim da fase, os três primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, e o último colocado de cada chave estará rebaixado para o Mineiro da Segunda Divisão (3º nível estadual).

+ Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

A próxima fase da divisão de acesso estadual será em formato de triangulares. Ou seja, os seis melhores times da primeira fase serão divididos em dois grupos com três clubes, com divisão sendo definida da seguinte forma:

  • GRUPO A TRIANGULAR: 1º, 4º e 6º melhores colocados gerais da 1ª fase
  • GRUPO B TRIANGULAR: 2º, 3º e 5º melhores colocados gerais da 1ª fase

Na disputa, os confrontos também serão em turno e returno, entre os times do mesmo grupo. O melhor colocado de cada chave da triangular, garante seu acesso para a elite do Campeonato Mineiro em 2025, além de se classificar para a grande final.

OUTROS DETALHES

Diferente do que vinha ocorrendo nas últimas edições, a divisão de acesso do estadual terá início na primeira parte do ano. Desde 2021, as edições do Módulo II tiveram início apenas a partir do segundo semestre. Para 2024, o torneio terá início no dia 4 de maio, quando a elite estará na reta final, com duração até o dia 31 de julho, quando está previsto o duelo de volta da decisão.

+ Campeonato Mineiro: FMF define tabela completa da 1ª fase

Segundo antecipado por Christiano Jilvan, haverá a possibilidade de uso do árbitro de vídeo a partir da segunda fase do Módulo II. Entretanto, a FMF colocou a condição de que a implementação do VAR, teria os custos com total responsabilidade dos seis clubes que integrarão as fases finais, em consenso entre os participantes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo