Nesta terça-feira (14), as equipes Gaziantepspor e Adanaspor divulgaram notas oficiais anunciando o abandono do Campeonato Turco de 2022/23.
As duas equipes estão situadas entre as regiões mais afetadas pelo terremoto na Turquia, o qual possui mais de 30 mil mortos até o momento, de acordo com números divulgados pelas autoridades locais.
Os clubes tomaram decisão de não entrar mais em campo para auxiliar nas buscas por sobreviventes e na recuperação das províncias. O Campeonato Turco 2022/23 segue paralisado por tempo indeterminado.
A Federação Turca de Futebol já aceitou os pedidos de ambas equipes com um W.O coletivo. Em todos os jogos que envolvam as duas equipes, o adversário terá uma vitória de 3 a 0. Por outro lado, os rebaixamentos de Gaziantepspor e Adanaspor já foram descartados pelo conselho do futebol turco.
Em nota oficial, o Gaziantepspor, que também estava participando da Copa da Turquia, disse que “não pode mais falar de futebol” neste momento após o “desastre” que afetou o país, afirmando ser incapaz de “continuar com as atividades esportivas” no momento.
Campeonato Turco não possui previsão de retorno
O Campeonato Turco segue paralisado desde o final de semana em que um terremoto de 7.8 graus atingiu a Turquia e a Síria no dia 5 de fevereiro.
A suspensão da Superliga Turca (e todas as demais competições esportivas) foi anunciada no dia seguinte ao terremoto pelo ministro dos Esportes e da Juventude da Turquia, Mehmet Kasapoglu.
O último duelo que estava previsto no campeonato era Fenerbahçe x Konyaspor. A equipe do técnico Jorge Jesus (ex-Flamengo) possui a presença dos brasileiros Willian Arão, Lincoln, Luan Peres, Gustavo Henrique e João Pedro.
A partir desta terça-feira (14), todas as partidas de competições continentais da UEFA (Champions Legue, Europa League, Conference League) terão um minuto de silêncio e outros momentos de homenagem para demonstrar solidariedade.