A Federação de Futebol do Rio (Ferj) definiu nesta segunda-feira o formato do Campeonato Carioca de 2024. Em reunião com os clubes da Série A, foi mantido o modelo do ano passado, com 12 clubes se enfrentando em uma fase de pontos corridos, em que os quatro melhores se classificam para a semifinal. A estreia está prevista para o fim de semana dos dias 17 e 18 de janeiro.
No entanto, terá uma só alteração. A entidade obriga que a partir da quarta rodada da competição aconteça a obrigatoriedade de time principal. No regulamento antigo, era terceira.
Marcelo Vianna afirmou que os clássicos serão a partir da 6ª rodada. Além disso, os seis primeiros colocados do último campeonato terão seis jogos em casa e cinco como visitante. Os clubes também concordam que somente a partir da 4ª rodada haverá obrigação de força máxima.
O presidente da Ferj, Rubens Lopes, além de representantes dos clubes. Entre os grandes, estavam Thairo Arruda, CEO do Botafogo, a dupla Flamengo e Fluminense foi representada pelos presidentes Rodolfo Landim e Mario Bittencourt, respectivamente, e o Vasco enviou membros do departamento jurídico.
Estreias dos clubes no estadual 2024
- Flamengo x Audax
- Volta Redonda x Fluminense
- Botafogo x Madureira
- Vasco x Boavista
- Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
- Portuguesa x Bangu
Clássicos
O primeiro clássico do Campeonato Carioca vai acontecer entre Vasco e Flamengo, que será realizado no dia 3 ou 4 de fevereiro. Na rodada seguinte, o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo, dia 7 ou 8. Fluminense x Vasco será no dia 14 ou 15/02; Botafogo x Vasco no dia 17 ou 18 e o Fla-Flu no dia 24 ou 25.
Os clássicos terão o auxílio do VAR. Os demais jogos precisarão de pedido e pagamento para a execução da ferramenta tecnológica no Carioca. O arbitral foi aprovado por unanimidade pelos clubes e pela SAFERJ.
Atuais campeões…
O Fluminense é o atual bicampeão do Campeonato Carioca e soma 33 títulos. O Flamengo é o maior campeão com 37 troféus.