O título do Campeonato Carioca, vencido pelo Fluminense na noite deste domingo (9), se tornou especial para Fernando Diniz, que agora tem o estadual como o título de maior expressão em sua carreira até o momento. O treinador de 49 anos, que começou a carreira em 2009, mas apenas em 2018 assumiu um clube grande, só havia vencido duas Copas Paulistas, um Campeonato Paulista Série A3 e uma Taça Guanabara.
Diniz é constantemente elogiado por jornalistas, torcedores e adeptos do futebol pelo seu estilo de jogo, que é pouco visto sendo usado no futebol brasileiro. O objetivo do Fluminense de Fernando Diniz é usar a marcação para abrir espaços e dar liberdade aos atacantes para avançar nas costas da linha defensiva. Eles conseguem atrair a marcação para um setor em que têm vantagem numérica e conseguem escapar facilmente dessa pressão. Não é um plantel particularmente vertical e focado na profundidade, mas é aquele que sabe manter-se no pelotão de forma a acelerar os ataques ofensivos.
Pelo ótimo trabalho que vem fazendo no Tricolor desde a metade de 2022, o treinador começou a ser altamente especulado para ser o substituto de Tite na Seleção Brasileira, tendo, inclusive, a preferência da maioria dos jogadores brasileiros. Porém, a falta de títulos de expressão pesam contra Diniz.
Apesar de ser uma competição que ano após ano está perdendo a importância que tinha antigamente, a conquista do Campeonato Carioca pode ser o início para o treinador finalmente ter o prestígio que merece.