Nesta sexta-feira (21), a Fórmula 1 iniciou os trabalhos no Circuito das Américas, em Austin, com o treino livre 1 que teve Carlos Sainz como o mais veloz, o espanhol anotou uma volta de 1m36s857. Na segunda posição e muito próximo do piloto da Ferrari ficou Max Verstappen e em terceiro o heptacampeão, Lewis Hamilton.
+ Singapura remodela traçado de Marina Bay para corrida da Fórmula 1 de 2023
O treino livre 1 do GP de Austin, nos Estados Unidos, teve o maior número de terceiros ou pilotos reservas da temporada, ao todo foram cinco, são eles: Antonio Giovinazzi (Haas), Alex Palou (McLaren), Logan Sargeant (Williams), Theo Pourchaire (Alfa Romeo) e Robert Shwartzmann (Ferrari). Com a entrada desses pilotos, Leclerc, Bottas, Magnussen, Ricciardo e Latifi ficaram de fora do TL1.
Logo no começo, Giovinazzi bateu no setor de curvas que forma um S e acabou tendo que abandonar o treino logo nos primeiros dez minutos. Com esse acidente a FIA chamou a única bandeira vermelha de todo o treino livre 1.
No reinício da sessão foram as Alpines que assumiram as primeiras posições, Alonso alcançou a primeira posição e algumas voltas depois Esteban Ocon também liderou. Porém, o bom momento dos franceses durou pouco pois Max Verstappen chegou para a festa e diminuiu os tempos por 1s, anotando 1m37s642.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Com Verstappen confortável na liderança, Pérez e Sainz ficaram um certo tempo batalhando na segunda posição, Vettel chegou a esboçar boas voltas, porém acabou ficando um pouco atrás. Alonso voltou a anotar bons tempos e também ficou na briga por um certo período.
Lewis Hamilton, que começou mal e estava apenas na 18ª posição, anotou uma ótima volta e pulou para a 2ª posição, ficando apenas 0s1 atrás de Verstappen. O britânico caiu para a quinta posição, porém se recuperou e terminou na terceira colocação.
A Fórmula 1 volta para as pistas ainda nesta sexta, às 19h, com o treino livre 2 no Circuito das Américas. A corrida está marcada para domingo (23), às 16h.