Na noite da última quarta-feira (3), o Athletico confirmou a contratação de Juan Carlos Osorio. O colombiano de 62 anos teve uma passagem pelo São Paulo em 2015, depois de ter tido muito sucesso no Atlético Nacional-COL e ficou três anos no comando da seleção do México, inclusive tendo disputado uma Copa do Mundo. Recentemente, em 2021 o treinador enfrentou o Athletico, quando comandava o América de Cali-COL, na Copa Sul-Americana.
Osorio é visto por muitos como um dos principais treinadores do continente, tanto pela visão tática, quanto pela parte mística. Uma de suas marcas na carreira foram as “populares canetas” que ele guardava dentro das meias e utilizava ao longo das partidas. O treinador usava a cor azul para os acertos e uma outra vermelha para as preocupações.
Outra marca na carreira de Juan Osorio é a rodagem do elenco. Quando chegou no Brasil, em 2015, uma das principais críticas sofridas por parte da torcida, era em relação ao rodizio de atletas. Apesar disso, ele teve uma passagem positiva na equipe paulista, sendo semifinalista da Copa do Brasil e terminando o Brasileirão no G-4. Em relação a troca de atletas, Osorio contou um pouco em seu livro O Caderno de Osorio, meu modelo de gerenciamento (2015).
– Busco dar participação a todos os integrantes do plantel. No futebol, e em qualquer atividade da vida, o ser humano para sentir-se parte de algo tem que participar, neste caso jogar, para dar sua contribuição. – Explicou o treinador.
Para saber mais sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Nos bastidores, a negociação de Athletico com Osorio foi considerada rápida. O treinador esteve por último no futebol do Egito e deve chegar em Curitiba nesta sexta-feira (5). O Furacão negociou com alguns nomes e esteve perto de fechar com Domènec Torrent, mas as partes tiveram alguns desentendimentos no contratado e o clube foi em outra direção.
Na carreira, Osorio tem seis títulos, todos no futebol colombiano. Em 2010, ele venceu o Campeonato Colombiano (Clausura) com a equipe do Once Caldas. Até que em 2012 iniciou um trabalho no Atlético Nacional. Osorio venceu cinco títulos e participou da montagem do time-base que foi campeão da Libertadores em 2016, sob o comando de Reinaldo Rueda. Ele conquistou a Copa da Colômbia de 2012 e 2013, o Campeonato Colombiano de 2013 e 2014, além da Superliga da Colômbia de 2013.
Em três anos no comando do México, Osorio comandou a equipe por 52 jogos, com 33 vitórias, nove empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 69,2%. Com Osorio, a seleção mexicana foi até as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, tendo sido eliminada pelo Brasil, mas passando pela Alemanha na fase de grupos. Segundo informações da época, Osorio saiu da seleção, pois optou por não renovar o contrato.