Outro lado

Caso de racismo contra Vinicius Júnior é arquivado pela Justiça espanhola

Caso de racismo contra Vini Jr é arquivado (Photo by FAYEZ NURELDINE/AFP via Getty Images)

A justiça espanhola arquivou a denúncia feita por LaLiga por falta de identificação de autores

Photo by FAYEZ NURELDINE/AFP via Getty Images

A Justiça espanhola publicou nesta terça-feira (16) a decisão de arquivar uma denúncia de racismo contra Vinicius Júnior, do Real Madrid. O episódio aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2023 em partida contra o Osasuna, pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol.

Durante o minuto de silêncio que as equipes faziam em homenagem as vítimas dos terremotos na Turquia e Síria, Vinicius foi chamado de “macaco” por torcedores rivais. Porém, o Tribunal Superior de Justiça de Navarra arquivou o caso por falta de identificação dos autores do crime, alegando não ter dados suficientes sobre os responsáveis pelos insultos ao jogador. La Liga tem a possibilidade de recurso contra a decisão.

A lista de ataques racistas sofridos por Vinicius Júnior na Espanha é extensa. Desde a sua ascensão no futebol local, o atleta tem convivido com insultos e ameaças em diversas cidades onde passa. Um dos casos que gerou forte reação das autoridades foi no jogo entre Valencia e Real Madrid, em 21 de maio de 2023, em que o brasileiro foi hostilizado por parte de dezenas de torcedores adversários, agredido pelo jogador Hugo Duro e expulso por revidar com um tapa no rival.

As autoridades espanholas prenderam sete suspeitos de racismo contra Vinicius, em maio de 2023. Entre eles, três suspeitos estavam na partida contra o Valencia, no Estádio de Mestalla. As outras quatro pessoas foram detidas por pendurar um boneco com a cabeça de Vinicius numa ponte da capital do país, antes de um clássico contra o Atlético de Madrid em janeiro do mesmo ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo