A Fifa confirmou nesta terça-feira que o Mundial de Clubes de 2020 vai ser disputado entre 1 e 11 de fevereiro do ano que vem, no Catar. Diante disso, a CBF pode ter alguns problemas com a competição no calendário brasileiro por conta dos clubes nos torneios de mata-mata. Antes, estava previsto para dezembro, do dia 10 a 20, teve que ser definitivamente adiado em setembro passado por causa da pandemia de covid-19.
Caso um brasileiro seja campeão, a CBF deverá ter problemas porque esse time perderá ao menos duas rodadas da reta final da Série A, a 33ª e 34ª e, se chegar à final do Mundial dia 11 de fevereiro, provavelmente também a 35ª, que será disputada no dia 13. No momento, seis times brasileiros estão nas oitavas da Libertadores: Flamengo, Palmeiras, Inter, Grêmio, Santos e Athletico.
Além disso, também há a Copa do Brasil. Caso o campeão da Libertadores seja brasileiro e também esteja na decisão do torneio mata-mata, a CBF terá que modificar as datas de sua competição. Flamengo, Palmeiras Inter e Grêmio ainda estão nos dois campeonatos.
A Copa Libertadores está prevista para encerrar no dia 30 de janeiro. O vencedor do torneio tem data para estrear, direto na semifinal: 7 de fevereiro, uma semana depois. O Brasileirão tem as últimas cinco rodadas previstas para o mesmo mês, até dia 24. Os dois jogos da disputa do título da Copa do Brasil são nos dias 3 e 10.
O atual campeão mundial é o Liverpool, que venceu a final diante do Flamengo, por 1 a 0, gol de Roberto Firmino marcado na prorrogação.