Na noite deste domingo (05), na Arena Castelão, o Ceará venceu o Fortaleza pelo placar de 2 a 0, pela sexta da Copa do Nordeste. Os gols da partida foram marcados por Guilherme Castilho e Erick para o Vozão. A partida também marcou o retorno do Clássico-Rei ao Gigante da Boa Vista.
PRIMEIRO TEMPO
O desenho do primeiro Clássico-Rei da temporada se repetiu no início do jogo. As equipes começaram se estudando e com o Ceará com mais posse no campo de ataque. Logo aos 10 minutos, o Ceará abriu o placar após belíssima jogada de Erick, que rabiscou na entrada da área e bateu cruzado, com Guilherme Castilho pegando o rebote e mandando pro fundo da rede. Após o gol tomado, o Fortaleza buscou mais o jogo, mas logo tomou um susto com um belo passe de Erick para Vitor Gabriel, que bateu por cima e o goleiro João Ricardo fez uma grande defesa. O Ceará continuou com uma rotação diferenciada e buscando o Erick a todo momento, que novamente em bela jogada, foi pra cima e sofreu pênalti de Sammuel na entrada da área. O mesmo Erick foi pra cobrança e ampliou para o Vozão, repetindo o que aconteceu no primeiro clássico, onde ele e Castilho marcaram os gols e abriram 2 a 0 no primeiro tempo.
Fortaleza tentou buscar jogo após tomar os gols, mas o tricolor continuou com dificuldades para parar os ataques do Ceará e não levou grandes perigos para o gol do goleiro Richard.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou com a mesma receita do primeiro tempo: bola no Erick. Ceará começa pressionando, principalmente pelo lado direito do ataque com a dupla Vitor Gabriel e Erick. A partir dos 8 minutos do segundo tempo, o Fortaleza começou a esboçar uma reação, chegando com mais perigo, porém ainda sim sem grandes dificuldades criadas ao goleiro do Ceará. Após mexidas do técnico Vojvoda, em especial a entrada de Thiago Galhardo, o Fortaleza intensificou ainda mais suas ações ofensivas. Galhardo e Tinga fizeram Richard trabalhar aos 24 da segunda etapa, e logo em seguida Lucero também mandou uma bola no travessão, após boa jogada e cruzamento de Calebe. Após isso a partida deu uma esfriada e passou a ser mais um jogo físico, com entradas fortes e faltas, onde as duas equipes não levaram mais perigos aos goleiros e ficou por isso, vitória do Ceará novamente no Clássico-Rei em 2023.
As duas equipes voltam a jogar no meio de semana. O Ceará encara o Vitória, nesta quarta-feira (08), fora de casa pela Copa do Nordeste, às 21h30 no Barradão, enquanto o Fortaleza volta à campo nesta quinta-feira (09), onde irá encarar o Cerro Porteño-PAR, pelo duelo de ida da Fase 3 da CONMEBOL Libertadores, às 19hrs na Arena Castelão.