Copa do Nordeste

Ceará vence Sport nos pênaltis e é tricampeão da Copa do Nordeste

Ceará fatura a Copa do Nordeste pela terceira vez
Rafael Ribeiro/CBF

O Ceará Sporting Club é tricampeão do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (3), na Ilha do Retiro, no Recife/PE, o Vozão conquistou o seu terceiro título regional, ao bater o Sport nos pênaltis. O único gol da partida no tempo normal foi marcado por Luciano Juba para o Leão, aos 26 da primeira etapa, empatando o agregado em 2 a 2. Nos pênaltis, Erick foi o responsável pela última cobrança, que deu o tricampeonato para a equipe cearense.

Primeiro tempo

Diante da desvantagem de um gol, a equipe do Sport começou frenética em busca de igualar o placar agregado. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, em um erro com os pés na saída do goleiro Richard, Jorginho chutou pro gol e a bola carimbou a trave. O Leão da Ilha continuou pressionando a equipe cearense no meio campo, forçando o erro dos alvinegros e buscando jogar no setor de ataque para abrir o placar. O Ceará precisou fazer uma substituição aos 20 minutos, pois William Formiga se machucou e não teve condições de continuar, então, Danilo Barcelos entrou na equipe alvinegra. 

Aos 26 minutos, após sobra na área com Luciano Juba, depois de tanto buscar o gol, o Sport marcou pra abrir o placar na Ilha, deixando o confronto empatado em 2 a 2 no placar agregado. Após o gol, a temperatura da partida subiu, com um princípio de confusão na área do Sport. O Ceará até esboçou uma reação, mas logo o jogo voltou para as mãos do Sport, que continuou a atacar e tentar aplicar o marcador, sendo esse o cenário de toda a primeira etapa. 

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Segundo tempo

O segundo tempo iniciou da mesma forma que o primeiro, com o Sport buscando o marcar o gol. Logo no primeiro minuto, após boa trama pela direita, Jorginho recebeu livre e bateu pro gol, pra boa defesa do goleiro Richard. Sport continuou em cima, pressionando e não deixando o Ceará jogar, com uma marcação alta dos atacantes, em alguns momentos a equipe alvinegra teve dificuldades para sair da defesa trocando passes. O Vozão teve uma boa trama aos 18 minutos com Jean Carlos, que chutou com perigo após passe de Erick, mas a bola tocou a rede pelo lado de fora. 

Aos 24 minutos, o Sport chegou novamente com muito perigo em duas bolas na trave seguidas de Felipinho e Wanderson, que haviam acabado de entrar, e por muito pouco o Sport não ampliou o marcador. A partir dos 30 da segunda etapa, a partida começou a ficar com um ritmo mais baixo por parte das duas equipes, já que a disputa estava indo para as penalidades com o placar agregado de 2 a 2, e assim foi, encerrado os 51 minutos, a briga pelo Nordestão foi para as penalidades.

Disputa de pênaltis

Na disputa de pênaltis, o Ceará começou batendo com Danilo Barcelos, o goleiro Renan defendeu, mas a arbitragem mandou voltar, devido o guarda redes se adiantar na cobrança. Na segunda chance, Danilo converteu. Pelo lado do Sport, Luciano Juba, autor do gol do Leão da Ilha, foi para a cobrança e o goleiro Richard defendeu.

Já na terceira rodada, Castilho errou a cobrança para o Ceará, com a bola tocando em Renan e batendo na trave, e na sequência, Sabino marcou para o Sport para igualar a disputa. Na quarta rodada das cobranças, Luvannor marcou para os cearenses e Gabriel Santos perdeu para o Sport, com defesa do goleiro Richard, do Ceará.

Erick, responsável pelo pênalti do título, foi para a cobrança e converteu, para sacramentar o tricampeonato do Ceará.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo