Em mais um jogo que os Pacers mostravam que iriam vencer, os Celtics se impuseram nos minutos, viraram a partida no último lance e venceram o jogo quatro da série por 105 a 102 para se classificar para a final da NBA. A equipe mostrou a experiência que tem para se recuperar no placar, mostrou uma defesa impecável contra uma jovem equipe que se desesperou no fim, e se sagrou campeã da Conferência Leste.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Esse desespero foi nítido no jogo dos Pacers: a cada ataque, as jogadas eram mais rápidas, a busca pela cesta no menor tempo possível colocou os arremessadores da quadra em péssimas situações, e isso deu brecha para a defesa de Boston dar tocos, roubar bolas ou forçar erros atrás de erros, que deixavam os donos da casa cada vez mais inquietos e desesperados pelo ataque.
Depois de Jaylen Brown chamar Obi Toppin para dançar e converter um floater a 2:40 minutos do fim para empatar o jogo, as duas equipes começaram a cometer vários erros e o jogo se manteve em 102 a 102. Mas quis o destino que Derrick White, que acertou apenas um chute do perímetro em suas oito tentativas na noite, anotou uma bola da zona morta com 45 segundos faltantes, que deu a vitória para os Celtics dentro do Gainbridge Fieldhouse.
Jaylen Brown teve uma noite para não esquecer: fora das listas de All-NBA, o ala de 27 anos não só foi o cestinha da equipe no jogo derradeiro e guiou a equipe no quarto período, como recebeu o Troféu Larry Bird de MVP da final de conferência. “É ainda melhor porque ele não esperava”, disse Jrue Holliday em coletiva pós jogo. “Quando você vê pessoas boas serem recompensadas por aquilo que fazer, isso traz alegria.”
Apesar do gosto amargo pela terceira derrota na série após estar à frente ou empatado no minuto final do jogo, com a única exceção no jogo dois, onde Haliburton saiu machucado, os Pacers saem da temporada com excelentes notícias: Andrew Nembhard assumiu a liderança do time no lugar de Haliburton e terminou com média de 28 pontos e 9,5 assistências nos dois jogos em casa.
Com uma varrida sobre o Indiana Pacers, o Boston Celtics terá um bom descanso para se preparar para a final da NBA, e entrará em quadra apenas no dia 6 de junho no TD Garden, pelo primeiro jogo da série, contra o vencedor da final do Oeste: o Dallas Mavericks está 3-0 na série e terá a chance de encerrara sua série nessa terça-feira, dia 28 de maio, contra o Minnesota Timberwolves.