Lutas

Guerra na Ucrânia impede Chimaev de deixar Rússia; entenda o caso

Khamzat Chimaev (Foto: Divulgação/Twitter Oficial UFC)
Divulgação/Twitter Oficial UFC

A guerra na Ucrânia continua tendo consequências no esporte como um todo. A mais recente ocorreu com um dos astros do UFC na atualidade, o russo Khamzat Chimaev, que se viu impedido de deixar o país por conta de um decreto do presidente Vladimir Putin.

Segundo o Combate, Chimaev viajaria nesta semana para o Brasil, onde participaria da pré-estreia de ‘Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê’, que acontece nesta quinta-feira (6) no Rio de Janeiro. O filme conta a história de Tererê, um dos maiores nomes do jiu-jítsu brasileiro na história e que protagonizou um momento histórico com Alan Finfou, treinador do ‘Borz’, quando este lhe deu uma faixa-preta que Fernando havia lhe vendido para comprar drogas, num período em que sofreu com a dependência química.

O lutador do Ultimate iria desembarcar nesta semana, mas acabou impedido de deixar a Rússia e teve seu passaporte confiscado pelo governo local. Ele está na Chechênia, onde nasceu, e chegou a estar em São Petersburgo antes de viajar para o Cáucaso, de onde não pode sair.

LEIA TAMBÉM

+ Aljamain Sterling dispara contra Dillashaw e cita suspensão por doping

De acordo com as informações, a equipe de Chimaev vem tentando trazê-lo para a Suécia, onde atualmente vive, e convencer o governo russo a liberar sua saída do país. Até o momento, nenhuma movimentação neste sentido aconteceu por parte da Rússia para permitir a saída do lutador.

No final de setembro, Vladmir Putin anunciou a convocação de cerca de 300 mil reservistas para se juntar ao exército russo após seguidas vitórias da Ucrânia no conflito. A medida foi implantada com vários protestos contrários pela Rússia, inclusive na região do Cáucaso, de onde o astro do UFC é originário.

Não há previsão se o ‘Borz’ irá tomar parte do esforço de guerra russo ou se terá a chance de retornar à Suécia e tentar retomar seus treinos e pensar na sequência de sua carreira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo