Automobilismo

Christian Horner se lamenta em não ter contratado Oscar Piastri

Divulgação / Twitter: Oscar Piastri

O chefe da Red Bull, Christian Horner, declarou que se arrependeu em não ter contratado Oscar Piastri e ter dado uma chance para o jovem piloto há alguns anos atrás. Piastri já tem um acordo fechado com a McLaren para 2023, mas seu nome continua sendo muito ventilado nos bastidores da Fórmula 1.

“Ele pilotou pela Arden na Fórmula 4 e na Fórmula Renault, e era obviamente um talento significativo. Houve uma oportunidade para a Red Bull observá-lo à época, e não escolhemos essa opção, o que é algo de que me arrependo. Mas o que ele conquistou na sequência foi fenomenal, na Fórmula 3 e na Fórmula 2.” disse Horner ao podcast da F1, Beyond The Grid.

A Arden foi fundada justamente por Christian junto com o seu pai, Garry Horner. O talento de Piastri era olhado de perto pelos dois, mas o piloto australiano após competir na Fórmula 4 britânica e na Fórmula Renault ele acabou firmando acordo com a Academia de Pilotos da Alpine no início de 2020.

Houve uma briga jurídica entre Piastri-McLaren-Alpine que só teve encerramento após a participação da Junta de Reconhecimento de Contratos. Em agosto, Horner achou estranho o caso e cobrou lealdade de Piastri aos franceses que investiram em seu desenvolvimento. Após isso, o chefe da RBR reconheceu que falar do assunto estando do lado de fora é mais difícil.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Christian Horner e a equipe da Red Bull no GP do México – Divulgação / Twitter: Oracle Red Bull Racing

“Se ele tivesse sido piloto aqui (RBR), ela certamente estaria sob chave e cadeado por um período de tempo. Como disse, não fui parte (da novela), então é difícil julgar o que foi prometido, não foi cumprido e assim por diante. Mas certamente foi inesperado.” completou o chefe da Red Bull.

Na opinião de Christian, a saída de Fernando Alonso da Alpine para a Aston Martin pode criar um clima que possa afetar diversas equipes do grid, inclusive a equipe irmã da Red Bull, a Alpha Tauri. A equipe francesa está de olho em Pierre Gasly para substituir o bicampeão espanhol, e a equipe austríaca disse que não vai interferir nas negociações.

Para a Red Bull, é necessário que já tenha um substituto confirmado antes de liberar Gasly. Após a equipe desistir de contratar Colton Herta que não tem os pontos necessários para uma superlicença, com isso a RBR não deve promover um piloto da sua academia de juniores para uma vaga na Alpha Tauri. No momento, os jovens talentos não estão sendo utilizados e Horner reforça a qualidade do programa de desenvolvimento da equipe.

“Continuamos a investir na juventude. Temos ótimos novatos no programa, desde o kart até a Fórmula 4. Acho que é algo que a RBR tem feito tão bem, dar chances a esses moleques, investir em talento jovem, dar oportunidades que eles não teriam tido de outra forma. Isack Hadjar teve uma ótima temporada de estreia na F3. Acho que (Ayumu) Iwasa, na F2, foi um destaque para mim. Eles são só dois dos integrantes do programa.” disse Christian.

Liam Lawson fez sua estreia pela Red Bull no TL1 do GP da Bélgica e foi lembrado pelo chefe da equipe. Horner também citou o piloto norueguês Dennis Hauger, ele corre pela Prema e é 11º colocado na Fórmula 2.

“Liam Lawson teve um ano difícil, mas é outro talento. Dennis tem sido um pouco decepcionante na F2 depois um ano tão dominante na F3. Mas de novo, quanto disso é dele e quanto é do equipamento.” finalizou Horner.

A Fórmula 1 volta no dia 2 de outubro com o GP de Singapura. A etapa no circuito de Marina Bay pode decretar o bicampeonato de Max Verstappen de forma antecipada. E você acompanha todas as emoções em nossa cobertura completa em nosso site. Lembrando que restam apenas seis provas para o fim da temporada 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo