Geral

Com Allegri sob pressão, o que se fala sobre a crise na Juventus

Photo by VINCENZO PINTO/AFP via Getty Images
Photo by VINCENZO PINTO/AFP via Getty Images

A temporada de 2022-23 está apenas no início na Europa, mas alguns clubes já se afundam em crises. Um deles é a Juventus, o clube de Turim está naufragando com os péssimos resultados no Campeonato Italiano e na Champions League. Tanto na visão da torcida quanto da imprensa italiana, o principal responsável é o treinador Massimiliano Allegri.

A situação não é nada fácil. Enquanto Allegri estava suspenso no duelo em que a Juventus perdeu para o Monza pela primeira vez na história do Campeonato Italiano, o treinador viu seu prestígio ruir em Turim e agora se vê a beira do abismo.

O nome do treinador é pauta dentro dos muros que cercam o Allianz Stadium, mas a verdade é que até novas derrotas chegarem, o comandante será mantido como uma forma de esperar que o tempo resolva os problemas da Juve.

Dar tempo ao tempo é tudo que pessoas importantes na história da Juve, como Marchisio, meia italiano multicampeão bianconeri e ex-comandado de Allegri não desejam, “Esta temporada é essencialmente dividida em duas no ano, então espero que eles não estejam esperando pela parada na temporada para mudar o técnico. É uma situação muito delicada”, afirmou o jogador.

Essa é visão é seguidar pelo vice-presidente do clube, Pavel Nedved, um dos que lideram uma ala da diretoria que pedem por uma mudança rápida. Mas a vontade do antigo ídolo da Vecchia Signora esbarra no que a família Agnelli pensa para Juve. Aceitar demitir Massimiliano Allegri no início da temporada de 2023 é o atestado de culpa de que o planejamento feito em 2021 não era o mais correto.

Na época, Andrea Pirlo comandava a Juventus e foi demitido após uma sequência ruim de resultados na Champions League. Mesmo tendo um desempenho aceitável no Campeonato Italiano. O retorno de Allegri foi muito incentivado pelos proprietários do clube, mesmo sobre os olhares de desconfiança do restante da diretoria.

Allegri a ‘rainha da Inglaterra’ de Turim

Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

Em uma das expressões mais populares que existem, o termo ‘rainha da Inglaterra’ significa um monarca que não há poder nenhum sobre o controle do país. A situação de Massimiliano Allegri dentro da Juventus, culmina para isso, o treinador não tem mais o controle total do elenco e dos rumos do futebol do clube.

Mesmo que não cogite deixar a Juventus na situação atual, Massimiliano Allegri deve repensar o seu lugar na equipe. Segundo ‘Gazeta dello Sport’, da Itália, o vestiário da Juve já não tem tanta confiança no treinador e o ‘La Reppublica’ também revelou que novos treinadores já foram sondados

A procura por um comandante teria sido iniciada por Pavel Nedved, e a família Agnelli estaria ciente, mesmo que não concorde com a troca, por enquanto. Mas há uma convicção tanto entre a torcida quanto a imprensa italiana de que o caminho de Allegri dentro da Juventus já está traçado e o treinador não conseguirá se manter no cargo, mesmo que reconquiste os pontos perdidos.

A situação é tão caótica na Juventus que o noticiário italiano esportivo é praticamente dedicado totalmente ao que se acontece em Turim. Até mesmo na opinião de Claudio Ranieri, ex-treinador da Juventus e que tem uma proximidade muito grande com o clube, a situação de Allegri é praticamente insustentável.

“O que você vê é que os jogadores da Juve não têm alegria, eles parecem com medo. É estranho ver um time de Allegri assim, mas é sempre difícil fazer julgamentos”, afirmou Ranieri em entrevista. O treinador não direcionou suas críticas apenas ao comandante da Juve, mas também ao futebol italiano como um todo que vive uma crise no seu futebol de base, que sofre com a escassez de talento.

As apostas de Nedved

Photo by MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

Coube a Nedved desenhar um possível futuro para a Juventus sem a presença de Allegri no comando do futebol. Alguns nomes começam a surgir. Nomes que agradam a torcida, a imprensa italiana mas esbarra em valores. A Juventus precisará se precaver, já que o salário de Massimiliano é o maior entre os treinadores da Itália e a multa gira em torno de 36 milhões de euros (R$ 184,6 milhões).

Segundo o jornal italiano ‘La Reppublica’, a diretoria teria encontrado um consenso de possivelmente trazer o ex-jogador da Juventus e treinador livre no mercado, Paulo Sousa. O ex-comandante do Flamengo apareceu como um provável, porém contestado nome na lista que pode suceder ao comando de Massimiliano Allegri.

O português já teria esboçado o ‘aceite’ a proposta enquanto ‘cozinha’ um acordo feito com o Olympiacos, da Grécia. Em agosto, Paulo Sousa foi procurado pela seleção egípcia de futebol mas a sondagem não prevaleceu.

Sousa possivelmente aguarda um desfecho na relação entre Allegri e Juventus, já que o próprio jornal também diz que o clima no vestiário da Vecchia Signora piorou após a derrota para o Monza, no domingo. Mas ao lado do contestado Sousa também aparece uma aposta, o nome de Fabio Cannavaro também surgiu na mesa de Nedved.

O Capitão da seleção italiana na Copa do Mundo de 2006 e ídolo da Juventus, Cannavaro deixou a China há pouco mais de 1 ano em busca de um novo desafio na Europa. O nome do jovem treinador já foi especulado em alguns clubes, como o Real Madrid, na época em que Zidane deixou o cargo e também após a queda da Itália nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Mas, segundo o jornal ‘Tutto Sport’ de Turim, a sondagem feita pela Juventus a Cannavaro foi rejeitada. O ex-jogador não deseja assumir o trabalho de outro treinador e ser condicionado em apagar um incêndio e acabou aceitando ir para o pequeno Benevento na segunda divisão italiana.

Mas o grande sonho de Pavel Nedved para dar rumo à Juventus e convencer a família Agnelli a abrir os cofres, é o alemão Thomas Tuchel, ex-treinador do Chelsea. Porém, o badalado professor custa caro e tem um dos salários mais altos da Europa, algo que, para a Vecchia Signora, diante da hipótese de pagar a multa rescisória de Allegri não será possível. Porém, para a torcida, sonhos são realizados na Itália.

Essas e outras notícias sobre o Futebol Internacional você acompanha no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo