Cruzeiro

Cruzeiro x Vasco: Mineirão promoverá ações de inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Foto: Mineirão/Divulgação

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data e chamar a atenção para a questão, o Mineirão, com apoio do Cruzeiro e de diversas instituições, realizará uma série de ações de inclusão na partida desta quarta (21), diante do Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

A iniciativa integra o projeto #MineirãoDeTodos, lançado em 2020, que tem como objetivo melhorar a experiência do público e tornar o estádio um local cada vez mais acolhedor. As ações contam com a participação da Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência, composta por Defensoria Pública de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Veja também: Pezzolano é absolvido pelo STJD e comandará o Cruzeiro contra o Vasco

Logo que chegarem ao Gigante da Pampulha para o duelo entre Cruzeiro e Vasco, que começa às 21h, os torcedores irão perceber que o estádio estará iluminado em verde e azul, as cores do movimento. Nos estacionamentos, cadeiras de rodas vão ocupar as vagas reservadas às pessoas com deficiência (PCD), para alertar motoristas a não estacionarem seus veículos nos locais delimitados para esse público. 

A área exclusiva de PCD no setor Vermelho Inferior, que recebe a maior quantidade de torcedores com deficiência, ganhou uma nova sinalização, mais chamativa, em vermelho. Novas faixas também foram pintadas no piso para delimitar os espaços e o telão trará mensagens instrutivas no decorrer do jogo. O intuito é conscientizar torcedores a colaborarem com aqueles que precisam de uma melhor visibilidade e experiência.

– Nossa intenção é fazer uma ação pedagógica, no sentido do torcedor perceber que eles podem colaborar com o torcedor com deficiência. O Mineirão tem os espaços adequados, mas é preciso que todos juntos quebrem essa barreira atitudinal cultural dentro destes espaços –, ressalta do assessor de inclusão do Mineirão, David Pena.

As ações seguem no Conexão Celeste, interação com o público comandado pelo influenciador Thiago Souza. A dinâmica terá a participação de torcedores PCD, com a entrega de brindes e recados para os demais torcedores sobre a atenção à experiência dos PCDs durante a partida. 

Antes de a bola rolar, o torcedor cruzeirense Pedro Pimenta, convidado pelo Cruzeiro, dará o pontapé inicial simbólico. Pedro, de 30 anos, é tetra-amputado. Aos 18 anos, ele foi diagnosticado com meningite e teve uma infecção generalizada, conhecida como meningococcemia, que o obrigou a amputar os membros acima dos joelhos e dos cotovelos. Ele é empresário, palestrante e autor do livro “Superar É Viver”.

Para saber tudo sobre os times mineiros, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo