Pan-Americano

Com dobradinha brasileira na Ginástica Rítmica, confira o resumo da manhã no penúltimo dia de Jogos Pan Americanos

Ouro na Ginástica Rítmica (Foto: Ricardo Buffolin/CBG)

Brasil conquista dobradinha na Ginástica Rítmica e Ouro no Triatlon na manhã deste sábado (04).

Foto: Ricardo Buffolin/CBG

A manhã deste sábado (04) deu início ao penúltimo dia de Jogos Pan Americanos, realizados em Santiago. Com isso, o Brasil entrou foi representado em 17 esportes, sendo disputadas 7 finais entre a Canoagem de Velocidade, a Patinação de Velocidade, Pelota Basca, Atletismo, Ginástica de Trampolim, Triatlon e Ginástica Rítmica.

Ainda, a Seleção Brasileira atuou na disputa por medalhas do Polo Aquático Feminino, além de etapas classificatórias no Wrestling, Tênis de Mesa, Karatê, Esgrima, Boliche.

GINÁSTICA RÍTMICA

A Ginástica Rítmica confirmou a hegemonia brasileira no esporte ao conquistar uma dobradinha na categoria individual das maças. As responsáveis por esse feito foram Maria Eduarda Alexandre (medalha de ouro na divisão) e Bárbara Domingos (medalha de prata no individual).

Para conquistar a glória máxima na modalidade, Maria Eduarda desempenhou uma performance responsável pela pontuação 33.000. Os pontos da brasileira foram divididos entre 11.000 para a dificuldade corporal, 8.100 para a atividade artística, 8.000 para a execução e 5.900 para a dificuldade.

Já a prata também foi brasileira. Bárbara Domingos marcou 31.500 pontos, mil e quinhentos a mais que a terceira colocada, a estadunidense Evita Griskenas. Bárbara teve sua pontuação dividida entre 9.600 pontos para a dificuldade corporal, 8.050 para a atividade artística, além de 8.000 para a execução e 5.400 para a dificuldade. Ainda, a representante do Brasil recebeu uma punição de 0.050 pontos.

Na fita, as brasileiras repetiram o resultado e conquistaram novamente a dobradinha da categoria. Porém, na divisão individual das fitas, Bárbara Domingos alcançou a glória máxima, enquanto Maria Eduarda ocupou o segundo lugar do pódio.

Bárbara conseguiu o lugar mais alto da competição após marcar 31.70 pontos na final. Os pontos da brasileira foram divididos entre 10.100 para a dificuldade corporal, 8.200 para a atividade artística, 7.900 para a execução e 5.600 na dificuldade. Ainda, a medalha de ouro foi assinalada com uma penalidade de 0.050. Entretanto, não influenciou no resultado final da categoria.

Já Maria Eduarda conquistou 31.600 pontos, 600 a mais do que a terceira colocada, a estadunidense Evita Griskenas. Os pontos da brasileira foram marcados entre 10.400 para a dificuldade corporal, 8.000 para a atividade artística, 7.600 na execução e 5.600 para a dificuldade.

CANOAGEM DE VELOCIDADE

O dia do time Verde e Amarelo começou com as finais da Canoagem de Velocidade, nas categorias de Caiaque Individual (K1) por 1000 metros, com Roberto Maehler, e na Canoa Individual (C1) por 1000 metros, com o medalhista Olímpico Isaquias Queiroz.

Apesar do bom aproveitamento brasileiro nas competições, o Brasil não conseguiu desfrutar das medalhas de ouro de ambas categorias. No Caiaque Individual (K1), Roberto Maehler figurou na 7° posição, com um tempo de 3min:48. Já na Canoa Individual (C1), Isaquias Queiroz conquistou a medalha de prata, com o tempo de 3min:54, 5 segundos atrás do primeiro colocado, o cubano José Córdova.

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE

Já na Patinação de Velocidade, o Brasil finalizou as disputas sem medalhas conquistadas. A Seleção Brasileira atuo nos confrontos pelas categorias Feminina e Masculina por 200 metros. Os representantes brasileiros foram Sofia Serrano e Guilherme Rocha.

Na divisão Feminina, a Seleção Brasileira encerrou a final na 12° colocação, após conquistar um tempo de 20segundos e 927 centésimos, empatando com a 11° colocada, a cubana Adriana Cantillo. Na final Masculina, o Brasil ficou em 4° lugar, com um tempo de 17.765, 168 centésimos da medalha de bronze, assegurada pelo colombiano Andres Jimenez.

PELOTA BASCA

A primeira medalha de ouro brasileira deste sábado (04) foi conquistada por Filipe Otheguy, por 2 jogos a 0, em confronto contra o argentino Nicolas Comas.

No primeiro jogo da disputa, o brasileiro encontrou dificuldades para se sobressair ao argentino, vencendo o primeiro duelo por 12 a 8. Já no segundo jogo, Filipe não tomou conhecimento de seu adversário e triunfou por 12 a 2. Com o resultado, Otheguy assegurou a glória máxima para o Time Verde e Amarelo nos Jogos Pan Americanos.

TIRO COM ARCO

No Tiro com Arco, o Brasil encerrou a manhã com 1 vitória e 1 derrota nas disputas pela medalha de bronze do Arco Recurvo por times. A equipe Masculina garantiu o 3° lugar após triunfar sobre a Colombia. Já na categoria Feminina, a Seleção Brasileira foi superada pela Seleção Colombiana.

No duelo Masculino, o Time Verde e Amarelo triunfou por 5 a 3 sobre os representantes da Colombia. O trio composto por Marcus D’Almeida, Matheus Gomes e Matheus Ely, somou 221 pontos ao longo dos 5 períodos. Na ocasião, o Brasil saiu vitorioso no 1° e no 3° jogo, o qual triunfou pelos placares de 56 a 54 e 56 a 52, respectivamente. A Seleção Brasileira foi superada apenas na 2° etapa, por uma diferença de 3 pontos, devido ao placar de 56 a 53 para os colombianos. Já no 5° round, as equipes empataram em 1 a 1, ambos com 51 pontos e o resultado confirmou a medalha de bronze para o Brasil.

Já na disputa Feminina, a Seleção Brasileira foi superada pelo marcador de 5 a 4 para a Colombia. A equipe formada por Ane Dos Santos, Ana Machado e Sarah Nikitin se sobressaiu nos dois primeiros jogos, pelos placares de 49 a 43 e 55 a 51. Contudo, as representantes colombianas viraram o confronto nos 3° períodos seguintes. As adversárias do Brasil venceram a 3° e 4° etapa por 55 a 50 e 53 a 48, respectivamente. Dessa forma, o duelo foi decidido no último round, o qual terminou empatado em 48 a 48, mas, no desempate, a Seleção Colombiana levou a melhor, conquistando o bronze da categoria.

ATLETISMO

O Atletismo foi outro esporte responsável pela conquista de mais um bronze no penúltimo dia do Pan. A modalidade em questão foi a Marcha Atlética, pelo revezamento misto. Caio Bonfim e Viviane Santana garantiram o 3° lugar do pódio após marcarem um tempo de 3h12, com uma diferença de 1 minuto para a dupla da 2° colocação, os peruanos Gabriela Garcia e Cesar Rodriguez.

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

A Ginástica de Trampolim marcou a conquista de mais uma medalha de prata para o Time Verde e Amarelo. A dupla formada por Alice Hellen e Camila Lopes encantou a arbitragem com sua apresentação na categoria sincronizada e conseguiu a pontuação de 46.140, responsável por assegurar a 2° colocação para o Brasil.

A pontuação de Alice e Camila foi assinalada pelos juízes por 18.040 para a sincronização da dupla, 10.700 pela dificuldade dos movimentos realizados, além de 9.500 no deslocamento horizontal e 7.900 pela execução. O conjunto das representantes brasileiras confirmou a medalha de prata na modalidade.

TRIATLON

No Triatlon, o Brasil garantiu mais uma medalha de ouro, dessa vez na categoria de revezamento misto. O Time Verde e Amarelo alcançou a glória máxima após conquistar o tempo de 1h15. A chegada de Vittoria Lopes ao fim da prova marcou o lugar mais alto do pódio para o Brasil nos Jogos Pan Americanos.

Na prova, a Seleção Brasileira foi representada pelo quarteto composto por Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes

Ouro no Triatlon (Gaspár Nóbrega/COB)
Miguel Hidalgo (Foto: Gaspár Nóbrega/COB)

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

POLO AQUÁTICO

No Polo Aquático, o Brasil também conquista a glória máxima, na categoria Feminina. O Time Verde e Amarelo se sobressaiu no confronto contra a Seleção Argentina pelo placar de 10 a 9. O destaque da final ficou por conta de Samantha Rezende, a qual marcou 2 gols no último desafio brasileiro do esporte. Além de Samantha, o Brasil contou com os gols de Kemily Ferreira, Jeniffer Pereira, Karen De Miranda e Rebecca Da Silva.

TÊNIS DE MESA

Já no Tênis de Mesa, a Seleção Brasileira foi superada pela Seleção Estadunidense no placar de 3 a 0. Na partida válida pela semifinal do esporte, o trio feminino do Brasil, composto por Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre, foi superado pelos placares de 11 a 7 nos 3 períodos disputados.

ESGRIMA

A Esgrima assinalou o empate de resultados nessa manhã. O Time Verde e Amarelo esteve presente em duas quartas de finais por equipes, nas categorias Femininas da Espada e Masculina do Sabre. O time Feminino do Brasil triunfou sobre a Seleção Colombiana por 45 a 34. Já o quarteto Masculino foi vencido pela composição colombiana pelo placar de 45 a 24.

BOLICHE

No Boliche, o Brasil foi representado por Roberta Camargo e Stephanie Martins, na etapa classificatória Feminina. Roberta figurou na 6° colocação, com 3154 pontos, enquanto Stephanie se localizou na 14° posição, com 3058 pontos.

WRESTLING

No Wrestling, o Time Verde e Amarelo foi superado em 3 das 4 lutas disputadas. O Brasil entrou em ação na categoria Greco Romana, nas divisões até 67kg, 87kg, 97kg e 130kg. A única vitória brasileira foi conquistada por Eduard Soghomonyan, sobre o representante de Honduras, Gino Avila. Eduard confirmou sua classificação pelo placar de 9 a 0, e assim, avançou para as semifinais da divisão.

RUGBY

Já o Rugby brasileiro encerrou a manhã nos Jogos Pan Americanos com 1 triunfo e 1 derrota. O triunfo veio com a equipe Masculina, no confronto contra a Seleção Jamaicana, por 27 a 0. Em contraponto, na categoria Feminina, o Time Verde e Amarelo foi superado pelas estadunidenses, as quais assinalaram um placar de 36 a 0 sobre o Brasil,

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo