Na última quarta-feira (19) o Athletico derrotou a equipe do Melgar, do Peru, por 1 a 0 e assumiu isoladamente a liderança do grupo D da Copa Sul-Americana 2021. O gol foi anotado por Renato Kayzer e abre a possibilidade do time jogar o próximo compromisso contra o Aucas na Arena da Baixada na próxima quinta-feira (27) pelo empate para avançar para a próxima fase da competição apesar dos sustos sofridos durante o jogo.
Os primeiros 20 minutos do Furacão foram dominantes, mas o gol não saiu e aos poucos a equipe do Melgar equilibrou as ações, porém no final da primeira etapa em jogada de Nikão que lançou Khellven, cercado por três marcadores ainda assim conseguiu cruzar a bola na área e Renato Kayzer cabeceou, o goleiro espalmou e o próprio camisa 9 aproveitou e estufou as redes adversárias. Depois da expulsão de Orzan no segundo tempo, mesmo já tendo sido pressionado pela equipe visitante, o time de Antônio Oliveira manteve o mesmo ritmo de jogo e mesmo assim por pouco não ampliou o placar.
O Athletico com este resultado de vitória enfim assume a liderança do grupo, mas não convence, quando saiu o sorteio dos grupos houve comemoração por parte da torcida, e a tendência era que o Furacão avançasse de fase com tranquilidade. Não foi isso que aconteceu, duas vitórias simples contra Aucas e Metropolitanos, contra o Melgar fora de casa uma derrota que quase custou a possível classificação e que apenas nas últimas duas rodadas da fase de grupos permitiu que o rubro-negro assumisse a ponta do grupo D de seu grupo.
Além destes problemas, Thiago Heleno nos acréscimos finais cometeu falta no meio-campo e recebeu o segundo cartão amarelo, e portanto, desfalca o Furacão contra o Aucas. O provável substituto deve ser Zé Ivaldo que vem sendo considerado como terceiro zagueiro, alternando a função com Felipe Aguilar. Um dos pontos fortes sendo a defesa há confiança de que a classificação seja confirmada contra os equatorianos.
A falta de eficiência no ataque foi comentada pelo diretor técnico de futebol do Athletico, Paulo Autuori, que admite que o time precisa ser ser mais eficaz nas finalizações para poder dar o próximo salto de qualidade. Além do salto de qualidade, evitar levar sustos que poderiam ter sido evitados, caso o time estivesse com mais um gol de vantagem a preocupação com a pressão do Melgar na reta final do jogo seria menor.
O time comandado por Paulo Autuori e Antônio Oliveira, retorna a campo na próxima quinta-feira (27) às 21h30 na Arena da Baixada pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, apenas o primeiro se classifica para a seguinte fase e o Furacão lidera o grupo D com 3 pontos de vantagem sobre o Melgar, com um empate avança.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.