Após perder para o Famalicão na última rodada, o Porto se recuperou rápido e venceu a primeira no retorno do Campeonato Português. Jogando em casa nesta quarta-feira, a equipe comandada por Sérgio Conceição não apresentou um bom futebol, mas derrotou o Marítimo por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo mexicano Jesús Corona.
SITUAÇÃO NA TABELA
Com o resultado positivo, o Porto atingiu 63 pontos e se isolou na liderança do campeonato. Para isso, contou com o tropeço do vice-líder Benfica contra o Portimonense. Agora, são dois pontos de vantagem para os Dragões em relação ao rival de Lisboa.
Já o Marítimo segue na 15ª colocação da tabela, com 25 pontos. O clube está a apenas cinco pontos da zona de rebaixamento e ainda corre perigo na competição.
O JOGO
Desde o início da partida, o Porto fez valer o favoritismo e se impôs no jogo, com a posse de bola na maior parte do tempo. O Marítimo optou por uma estratégia mais conservadora em esperar o erro do adversário para contra-atacar. E pagou caro por isso.
Logo aos seis minutos do primeiro tempo, o time da casa abriu o placar. Num bate rebate dentro da área, o mexicano Jesús Corona acertou um chute improvável e surpreendeu o goleiro brasileiro Charles.
Mas se engana quem acha que o líder do campeonato não sofreu sustos. No restante da primeira etapa, o Porto pouco criou e foi o Marítimo quem mais levou perigo ao gol do adversário.
Primeiro, aos 16 minutos, o lateral brasileiro Alex Telles errou uma inversão de bola e, no contra-ataque, o japonês Maeda desperdiçou uma chance incrível na pequena área para o time visitante.
Pouco tempo depois, aos 22 minutos, o goleiro argentino Marchesín precisou trabalhar pela primeira vez e realizou uma bela defesa na cabeçada do atacante Joel, ex-Cruzeiro, Santos e Botafogo.
Após o intervalo, os times sentiram o cansaço e o jogo ficou mais morno. O Marítimo passou a ter mais posse de bola, mas o Porto errou menos na parte defensiva e soube controlar a partida para sair com os três pontos.
Aos 40 do segundo tempo, o time da casa ainda ficou com um jogador a menos, após Alex Telles levar o segundo cartão amarelo e ser expulso. No entanto, nem com a vantagem numérica, o Marítimo conseguiu criar uma chance para buscar o empate.
Na verdade, após a expulsão, foi o Porto quem esteve mais próximo de marcar e aumentar a vantagem. Após escanteio já nos acréscimos, o brasileiro Tiquinho Soares cabeceou sozinho e o meia Nanu salvou em cima da linha.
CORONA ARTILHEIRO
Enquanto o mundo ainda se recupera da pandemia do coronavírus, outro Corona vem surpreendendo e fazendo sucesso em Portugal. O meia mexicano balançou as redes nos dois jogos após a volta do futebol português, sendo o único jogador do Porto a marcar. O primeiro havia sido na derrota para o Famalicão, na última rodada. Nos outros 41 jogos disputados antes da paralisação, Corona, que também é conhecido como Tecatito, havia balançado as redes em apenas duas oportunidades. Será que a sorte virou?
SEQUÊNCIA NO PORTUGUÊS
Na próxima rodada, o Porto visita o lanterna Desportivo Aves, querendo manter a vantagem na liderança da competição. A partida será na próxima terça-feira, às 17h15 (horário de Brasília).
Já o Marítimo recebe o Gil Vicente, na segunda-feira, às 15h (horário de Brasília). A partida, que abrirá a 27ª rodada, será a oportunidade da equipe se recuperar e vencer a primeira após o retorno da Campeonato Português.