No dia com menos jogos, os brasileiros não deixaram de se destacar no Pan-Americano de Santiago, com medalhas no boxe e tiro esportivo. Na nobre-arte, já são cinco medalhas garantidas e três vagas confirmadas do Brasil para as Olimpíadas de Paris 2024. Felipe Xu, também conquistou o bronze no Tiro Esportivo, na categoria Pistola de 10 metros.
AO VIVO – As últimas do Pan-Americano Santiago 2023
Boxe
No boxe, o dia dos brasileiros começou com Keno Marley avançando para a final nos 92kg em Santiago, e garantindo sua vaga em Paris 2024. O resultado positivo veio após a desistência do adversário canadense Bryan Colwell, que não pode lutar devido uma lesão.
Outra que também vai disputar o ouro em Santiago, e já está confirmada na próxima olimpíada é Tatiana Chagas. A brasileira, triunfou pra cima da chilena Denisse Vilches na decisão por 4×1, na categoria 54kg feminino.
Ainda entre as mulheres, a bicampeã mundial e medalhista de prata em Tóquio 2020, Bia Ferreira, confirmou a vaga na final do Pan. A brasileira já havia assegurado previamente sua classificação para Paris. Com a vitória por 4×1 contra a americana Jajaira Gonzalez, Bia enfrenta a colombiana Paola Valdes, na disputa do ouro.
Viviane Pereira e Luiz Bolinha venceram efetivamente as primeiras medalhas do boxe brasileiro nesse Pan-Americano, nas categorias feminino 75kg e masculino 57kg, respectivamente. Porém, esse resultado não foi suficiente para classificar a dupla para os jogos olímpicos.
Tiro esportivo
Em disputa entre dois brasileiros, Felipe Xu venceu Philipe Chateaubrian e garantiu o bronze no tiro esportivo, na pistola de ar 10 metros. O primeiro lugar ficou com o canadense Tugrul Ozer, que quebrou o recorde pan-americano na categoria. Felipe é um dos grandes nomes do Brasil na modalidade, carregando em seu currículo o uma prata nas Olimpíadas do Rio 2016 e o ouro no Pan de Toronto 2015.
Para saber tudo sobre o Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Tênis
No tênis, Laura Piogossi venceu a peruana Luciana Perez Alarcon e avançou para as quartas de final do Pan-Americano. A vitória da brasileira veio de virada em uma partida que se alongou até 2h53min, com parciais de 2/6, 7/5 e 6/4. Com esse resultado, Laura enfrenta a americana Jaime Loeb nas semifinais de Santiago.
Gustavo Heide foi outro tenista brasileiro que avançou no Pan, e está garantido nas quartas de final do torneio. Com placar de 2×0 e parciais de 6/3 e 6/3, Gustavo venceu despachou o canadense Justin Boulais.
Surf
Tati Weston-Webb avançou para as 3ª rodada do surf no Pan, após triunfo contra a canadense Sanoa Dempfle-Olin. Na repescagem, Silvana Lima, conseguiu a vitória sobre a mexicana Regina Pioli e segue na disputa. As parciais da bateria foram de 10.30 x 3.30 para a brasileira.