De acordo com o site “MKT Esportivo” a UEFA quer ampliar o tamanho de suas principais competições no continente Europeu.
A federação tem como intenção propor a expansão da fase de grupos da Liga dos Campeões para 36 clubes a partir de 2024, como parte de um esforço para evitar a ameaça de uma Superliga Europeia paralela. Neste cenário, a França terá uma qualificação extra, passando de três para quatro participantes. Isso significaria que a Premier League poderia ter um máximo de seis times na principal competição da Europa.
Em relação ao formato da UCL, a fase de grupos de 32 equipes com oito grupos de quatro seria substituída por uma liga de 36 equipes, onde cada equipe joga dez partidas. As oito melhores se classificariam automaticamente para as oitavas de final. Ainda não está claro se as ligas nacionais darão sua aprovação à proposta da Uefa ou pedirão mais tempo para pensar.
“Nada voltará a ser como antes. A pandemia mudou tudo. Nos fez mais vulneráveis e também o futebol. Ele precisa de fórmulas que o façam mais competitivo e emocionante. Precisamos de novas mudanças. O futebol tem que fazer frente ao novo tempo. A reforma do futebol não pode esperar e temos que enfrentá-la. Temos a responsabilidade de lutar por isso”, afirmou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, em dezembro passado.
O Real Madrid é um dos clubes que ameaça a criação da Liga Paralela e a UEFA junto a Fifa já criticou a movimentação dos clubes em relação a isso.
Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook