Neste domingo (11), São Paulo e Palmeiras se enfrentam no Morumbi, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marca não apenas mais um clássico entre as equipe, mas um duelo entre dois dos melhores técnicos do futebol brasileiro atualmente: Dorival Júnior do lado são-paulino e Abel Ferreira do lado palmeirense.
O técnico português, apesar de jovem e apenas em seu terceiro clube como treinador principal, dispensa apresentações: já conquistou oito títulos em pouco mais de dois anos sob comando do Verdão e se tornou o maior vencedor da história do Verdão à beira do gramado. Além do ciclo vitorioso e da frieza que mantém em momentos de tensão nos jogos, Abel também é conhecido por seu temperamento explosivo, que já lhe rendeu 50 cartões desde que chegou ao Brasil e muitas críticas por exagerar em algumas atitudes, como quando chutou um microfone na final da Supercopa e acabou sendo expulso, em janeiro deste ano.
Já Dorival Júnior, conhecido no futebol nacional por saber administrar ambientes de crise como ninguém, fez trabalhos muito bons pelos clubes que passou. Se destacam seus trabalhos no histórico Santos de 2010, conquistando a Copa do Brasil num time que contava com Neymar, Ganso e Robinho, e no Flamengo em 2022, quando deu jeito na crise de bastidores no clube e ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil em menos de um mês.
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Dorival já havia treinado o São Paulo em 2017, ajudando a livrar o clube do rebaixamento e retornou este ano, após demissão de Rogério Ceni. Desde que assumiu o comando do Tricolor, o time chegou a ficar 11 jogos seguidos sem perder e apresentou uma evolução considerável, melhorando a perspectiva para a temporada de 2023. Isso fez com que o treinador tivesse seu nome vinculado para ser o sucessor de Tite na Seleção Brasileira, mas Dorival desmentiu e garante que não houve nenhum contato até o momento.
Abel Ferreira e Dorival Júnior já se enfrentaram duas vezes e o técnico brasileiro ainda não foi derrotado pelo português. Quando treinava o Ceará, no início do Brasileirão de 2022, venceu o Palmeiras, recém campeão paulista, no Allianz Parque, por 3 a 2. Mais tarde, no mesmo ano, Dorival comandava o Flamengo, que àquela altura, disputava o título brasileiro com o Verdão e, quando se encontraram, novamente na casa palmeirense, o jogo acabou empatado em 1 a 1.