Com a conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América, o Flamengo não só garante vaga para a próxima edição, como também ajuda uma outra equipe a chegar na competição. Como o Rubro-negro está dentro do G6, o título deste último sábado, somado com o da Copa do Brasil, aumenta a zona para G8.
[wptb id=507172]Nesse cenário, o 9º colocado do Campeonato Brasileiro com 48 pontos, Fortaleza, sonha muito mais com a edição da Libertadores de 2023. Assim como a posição privilegiada, a pontuação ajuda na disputa, pois a diferença para a 6ª posição, que tem o Athletico-PR, é de apenas três pontos.
Com isso, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou as probabilidades da equipe cearense nas próximas rodadas. O time de Juan Pablo Vojvoda tem 50,5% de chances de classificação, com uma projeção de, para quem chegar em 55 pontos, 78,6%.
Ainda na disputa, estão Santos, América-MG, Botafogo, São Paulo, Athletico-PR e Atlético-MG. Os últimos jogos do Leão do Pici serão contra o provável campeão Palmeiras (F), Atlético-GO (C), RB Bragantino (C) e Santos (F).