Nesta última quinta-feira (8), o Comitê Olímpico e Paralímpico da competição que acontece em Paris divulgou oficialmente os modelos das medalhas que os melhores atletas do mundo receberão. O grande detalhe é que cada uma das 5.084 medalhas inclui uma peça central de ferro hexagonal de 18 gramas que já fez parte da Torre Eiffel, concluída em 1889.
+ Bia Haddad Maia é campeã de duplas em WTA de Adelaide
– Ao colocar fragmentos da Torre Eiffel no centro de suas medalhas, Paris 2024 espera deixar aos atletas uma memória inesquecível dos Jogos, de Paris e da França – explica o Comitê em nota oficial.
São pedaços da torre que foram removidos durante as obras de reforma do século XX e preservados. Para as medalhas, claro, as peças foram gravadas com a logomarca dos Jogos de Paris. O hexágono é uma lembrança à forma da França, uma nação que às vezes é chamada de “L’hexagone”.
Na parte de trás das medalhas olímpicas estão a tradicional Nike, deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896, e a Acrópole. Para Paris 2024, a Torre Eiffel foi adicionada em frente à Acrópole.
Para saber tudo sobre os Esportes Olímpicos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Veja as fotos das Medalhas Paralímpicas
Veja as fotos das Medalhas Olímpicas
As Olimpíadas de Paris começam no dia 26 de julho e contarão com mais de dez mil atletas em 33 esportes diferentes. A expectativa é de mais de duzentos países representados. Até o momento, o Brasil tem 150 vagas conquistadas, e esse número deve dobrar, pois nos próximos meses, mais de cem campeonatos pré-olímpicos serão realizados.