Basquete

Como era o mundo quando o Los Angeles Lakers foi campeão da NBA pela última vez?

Divulgação/Los Angeles Lakers

Na próxima quarta-feira (17), o último título do Los Angeles Lakers completa 10 anos. A conquista da temporada 2009/10 da NBA também foi a última do astro Kobe Bryant. Com a vitória sobre o rival Boston Celtics no jogo 7 das finais, a equipe faturou o 16º troféu Larry o’Brien de sua história. Desde então, muita coisa mudou e a Esporte News Mundo te ajuda a lembrar como era o mundo naquela época.

NA NBA

Em 2010, LeBron James era o MVP da liga e já desbancava Kobe, como o melhor jogador. O ala-armador do Cleveland Cavaliers, no entanto, ainda carregava o fardo de nunca ter sido campeão. Fato que mudaria após sua transferência para o Miami Heat, em abril de 2010, e o bicampeonato com a franquia da Flórida, nas temporadas 2011/12 e 2012/13.

LeBron ainda conquistou o seu terceiro título na temporada 2015/16, com os Cavaliers, e mais dois MVPs, em 2012 e 2013.       

Crédito: Facebook/Cleveland Cavaliers

Hoje dominantes e MVPs da liga, Kevin Durant e Giannis Antetokounmpo, engatinhavam em suas carreiras. Com 22 anos, Durant ainda jogava em Oklahoma, mas já mostrava que seu futuro na NBA seria grandioso. Naquela temporada, o camisa 35 foi o cestinha da liga, com média de 31 pontos por jogo.

Por sua vez, Antetokounmpo ainda era menor de idade e, com 16 anos, jogava na categoria de base do clube grego Filathlitikos. Três anos depois, o Greek Freak, apelido dado pelos fãs ao craque, seria recrutado como 15ª escolha no Draft de 2013, pelo Milwaukee Bucks.

LUTO NO JORNALISMO ESPORTIVO

Em 2010, o jornalismo esportivo perdia um de seus maiores cronistas. No dia 29 de março, Armando Nogueira morria de câncer, aos 83 anos. Fanático pelo Botafogo, o jornalista manteve, de 1961 a 1973, uma coluna de esportes no Jornal do Brasil. Nogueira também criou e dirigiu o Jornal Nacional, por 25 anos.

NOS CINEMAS

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 estreava nos cinemas. O filme foi o penúltimo do universo criado pela escritora JK Rowling. O líder de bilheteria do ano, no entanto, foi Toy Story 3, que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares.

‘HITS’ DO ANO

Em início de carreira, o cantor teen Justin Bieber estourava nas paradas mundiais com o hit ‘Baby’. Já no Brasil, os sucessos da rádio na época eram ‘Fugidinha’, de Michel Teló, e ‘Meteoro’, de Luan Santana.

NA POLÍTICA

Dilma Rousseff, do PT, ganhava as eleições no Brasil e se tornava a primeira mulher eleita presidente na história do país. Nos EUA, o democrata Barack Obama era o presidente e caminhava para o segundo ano de seu primeiro mandato.

ESPANHA CAMPEÃ DO MUNDO E SURGIMENTO DE NEYMAR

Com a base das equipes do Barcelona e do Real Madrid, a Espanha derrotava a Holanda na final da copa do mundo da África do Sul por 1 a 0, e conquistava o seu primeiro título. O Brasil foi eliminado nas quartas de final, após derrota por 2 a 1 para a seleção holandesa.

Créidtos:Facebook/Seleção Espanhola

O ano de 2010 também marcou a explosão de Neymar, que com a camisa do Santos ganhou projeção nacional e mundial. Naquela temporada, o camisa 11 conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista.

Crédito: Facebook/Santos

No cenário europeu, a Inter de Milão, de José Mourinho e do goleiro brasileiro Júlio Cesar, conquistava o título da UEFA Champions League ao derrotar o Bayern de Munique.

No Brasil, Fluminense sagrou-se tri- campeão brasileiro, com o comando do técnico Muricy Ramalho e atuações decisivas do atacante Fred e do meia Darío Conca. Na Libertadores, o Internacional faturou o torneio continental pela segunda vez em cima do Chivas, do México. Diferente de 2006, o Colorado fez feio no Mundial e acabou eliminado na semifinal para o Mazembe, time da República Democrática do Congo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo