Automobilismo

Confira cinco surpresas que a Fórmula 1 proporcionou no Bahrein em 2021

Fórmula 1
Divulgação/Scuderia AlphaTauri

No último domingo, a Fórmula 1 estreou na temporada de 2021 com o Grande Prêmio do Bahrein, em Sakhir. A vitória ficou com o inglês Lewis Hamilton da Mercedes por apenas 0.7 de diferença para o holandês Max Verstappen da Red Bull Racing. Porém, a corrida não se resume apenas a esta disputa, algumas surpresas que merecem um destaque especial precisam ser abordadas.

  1. Os pelotões estão mais próximos uns dos outros

Pedido dos fãs da categoria, os pelotões da F1 parecem estar mais próximos. Com isso, aumentam as possibilidades de ultrapassagens e da imprevisibilidade das corridas. A disputa pela vitória foi acirrada entre Hamilton e Verstappen, com menos de 1 segundo separando os dois na bandeirada.

No meio do pelotão, as equipes aparentam estar mais “coladas”. Da McLaren até a Alfa Romeo, as disputas por pontos foram ainda mais imprevisíveis, podendo aparecer uma Aston Martin, que apesar do péssimo dia de Sebastian Vettel, marcou um ponto com Lance Stroll na 10ª posição.

  1. A McLaren é mais que um hype de pré-temporada

A McLaren não vai ficar no hype da pré-temporada. A corrida da equipe inglesa foi de muita consistência e disputa roda a roda com a Ferrari e com a Red Bull de Sergio Perez. Lando Norris largou em 7º e terminou em um brilhante 4º lugar. Já Daniel Ricciardo largou em 6º e teve uma corrida um pouco mais complicada que seu companheiro, e acabou em 7º. Mas ainda assim, no final das contas, foi uma boa estreia da McLaren com os motores Mercedes em mais um passo para fazer com que a equipe volte ao topo do automobilismo.

  1. Sergio Perez fez uma excelente corrida de recuperação

Estreante na Red Bull Racing, Sergio Perez começou a corrida de forma agonizante. Na volta de apresentação seu carro deu uma pane, e desligou, mas ele conseguiu fazer pegar no “tranco”. Porém ao invés de largar de 11º, o mexicano largou dos boxes. O piloto fez uma corrida de recuperação sensacional, e conseguiu no segundo stint segurar Valtteri Bottas para que Max fizesse seu segundo pit stop e voltasse na frente do finlandês. Perez teve de escalar o pelotão várias vezes e conseguiu um espetacular 5º lugar e o prêmio de Piloto do Dia. O mexicano mostrou que pode ser de grande ajuda para que Verstappen possa disputar o titulo contra Lewis Hamilton e as Mercedes. 

4) Yuki Tsunoda leva a sua Alpha Tauri à zona de pontuação na estreia na F1

O japonês Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, estreou no último domingo (28) pela Fórmula 1 no Grande Prêmio do Bahrein. Já na primeira corrida conseguiu fazer uma prova bastante consistente, com ultrapassagens sobre o tetracampeão Sebastian Vettel. E na última volta ultrapassou Lance Stroll para ficar com o 9º lugar, tendo largado em 13º. Tsunoda busca quebrar um tabu na F1. O Japão viu a bandeira no pódio apenas quatro vezes, e ainda não venceu nenhuma corrida na história da categoria. O companheiro de equipe de Tsunoda, Pierre Gasly, que havia largado em 5º no grid, terminou em 17º.

5) Ferrari tem condições de andar no pelotão da frente

Após um 2020 melancólico, a Ferrari parece que aos poucos está voltando ao páreo para disputar grandes coisas na F1. A troca entre pilotos revigorou a equipe, e consolidou Charles Leclerc como piloto principal da equipe de Maranello. O monegasco teve uma largada abusada e ultrapassou Bottas para ficar por algumas voltas na última posição do pódio, mas logo foi ultrapassado pelo finlandês e começou a disputar a corrida com quem de fato parece ser o adversário do time italiano, a McLaren. A disputa entre a quarta colocação, entre Leclerc e Lando Norris, da equipe inglesa, foi um dos destaques positivos da corrida, apenas interrompida quando Sergio Perez ressurgiu na prova para tomar a quinta posição. De qualquer forma, o saldo foi positivo tanto para Leclerc como para Carlos Sainz, que na sua estreia pela Ferrari terminou onde começou, na oitava posição. Mas a impressão final, é de que mesmo que não brigue por vitórias e pole positions, a Ferrari agora consegue andar mais na frente.

A Fórmula 1 volta no dia 18 de abril, no Grande Prêmio da Emilia-Romagna, ou Imola, para a segunda etapa do campeonato mundial de 2021. Hamilton lidera com 7 pontos de vantagem para Max Verstappen, que tem 2 pontos para Valtteri Bottas. A corrida será às 10h e terá transmissão nos canais da Band.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo