Pan-Americano
Confira como foi o dia do Brasil nas finais de Boxe dos Jogos Pan-Americanos 2023
Brasileiros conquistaram nove medalhas entre ouros e pratas nos ringues
— Continua depois da publicidade —
Nesta sexta-feira (27), diversos brasileiros marcaram presença nas finais do Boxe Masculino e Feminino, nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago. Com nove decisões, os boxeadores do Brasil fizeram uma ‘chuva’ de medalhas, com quatro Ouros e cinco Pratas conquistadas. As mulheres dominaram o pódio várias vezes durante o dia de lutas. Confira o resumo:
FEMININO – 54KG
Abrindo o dia, Tatiana de Jesus começou as finais do Boxe do Pan contra a colombiana Yeni Arias. Apesar de conquistar o primeiro assalto, a luta acabou tendo uma configuração equilibrada, mas a adversária levou a melhor nos dois últimos rounds. A brasileira foi derrotada por 3 a 2 e levou a Prata para casa.
FEMININO – 60KG
Em outro duelo no ringue entre Brasil e Colômbia, Bia Ferreira enfrentou Angie Pana e levou o topo do pódio. A brasileira foi impiedosa e venceu o duelo por unanimidade (5 a 0) vencendo todos os rounds e conquistando o Ouro. Foi a segunda vez que ficou em primeiro lugar nos jogos Pan-Americanos. Após a vitória, Bia anunciou sua aposentadoria.
+ AO VIVO – As últimas do Pan-Americano Santiago 2023
MASCULINO – 92KG
Abrindo as categorias masculinas, Keno Marley enfrentou o cubano Julio César. O boxeador do Brasil sofreu com dificuldades no primeiro assalto, conseguiu equilibrar a luta ao vencer o segundo round, mas o representante de Cuba levou a melhor no final vencendo por 4 a 1. Keno faturou mais uma Prata para o Boxe no Pan.
FEMININO- 50KG
O segundo Ouro do dia também ocorreu no feminino! Caroline Barbosa enfrentou a norte-americana Jennifer Lozano, e não enfrentou dificuldades. Dominando todo o ringue, a brasileira levou o topo da categoria por unanimidade dos juízes (5 a 0). Além da conquista do Pan-Americano, ela também estará presente nas Olimpíadas de Paris 2024.
FEMININO- 57KG
E as mulheres brasileiras não param por aí. Jucielen Cerqueira enfrentou a colombiana Valeria Arboleda, e também saiu com o Ouro no Pan. Em mais uma luta, a representante do Brasil mostrou maestria com as luvas superou a adversária da Colômbia, com um grande desempenho. Foi o terceiro topo do pódio no Boxe.
FEMININO- 66KG
Bárbara Maria enfrentou um grande duelo diante da norte-americana Morelle McCane. O duelo apresentou um grande equilíbrio, e a avaliação dos juízes nos dois primeiros rounds deixou a disputa em aberta. No último assalto, a brasileira dominou toda a luta, chegando a deixar a adversária em contagem duas vezes, e assim levando o Ouro por unanimidade (5 a 0).
+ Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
MASCULINO – 80KG
Na luta que encerrou a participação brasileira nas finais do Boxe, Wanderley de Souza acabou em dificuldades com o cubano Arlen López. O atleta do Brasil acabou enfrentando uma agressividade maior do boxeador de Cuba, que levou a melhor nos dois rounds para garantir unanimidade. Mesmo levando a melhor no último assalto, Wanderley não conseguiu o nocaute e saiu com a Prata.
MASCULINO – 51KG E +92KG
Dois brasileiros acabaram tendo que abrir mão da disputa da final. Michael Douglas (51kg) e Abner Teixeira (+92kg) abdicaram de seus duelos na última hora. Ambos já sofriam como dificuldades de uma lesão antes mesmo de disputarem os Jogos Pan-Americanos, e após reavaliação da comissão técnica, desistiram e ficaram com a Prata de suas categorias, além da vaga em Paris. O dominicano Yunior Alcantara, e o norte-americano Joshua Edwards, ficaram com o Ouro da categoria de 51kg e +92kg, respectivamente.