Em mais um clássico no Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 16h, no Estádio Olímpico Nilton Santos. Os clubes já se enfrentaram 15 vezes no local e acumulam boas lembranças, entre elas, um gol nos últimos minutos que decidiu o título do Brasileirão de 2011.
Na ocasião, o Cruzmaltino disputava a ponta da tabela com o Corinthians – o clube paulista é quem estava na primeira colocação. Se perdesse ou empatasse o jogo contra o Tricolor na 37ª rodada, o Vasco daria adeus ao título. E era isso o que acontecia até os 45 minutos do segundo tempo. Até Bernardo marcar o gol da vitória e desabar em lágrimas – de emoção – no Nilton Santos. O clube não foi campeão naquele ano, mas esse jogo ficou marcado no coração dos vascaínos.
Os outros 14 confrontos entre as equipes são de vantagem do Fluminense – o Tricolor larga na frente com seis vitórias contra quatro do Vasco. O clube também tem a vantagem de ser o maior vencedor do Engenhão, mas o Cruzmaltino é quem se dá melhor contra clubes grandes no estádio – venceu seis vezes, uma delas a goleada histórica contra o Botafogo por 6 a 0, em 2010.
Emoção é o que não falta nos duelos ocorridos no estádio. Em 2013, por exemplo, o Vasco venceu o Fluminense por 3 a 2, em um jogo que contou com duas viradas, e se classificou para a final da Taça Guanabara. Dedé foi o jogador que marcou o gol que garantiu a vaga do Cruzmaltino.
A última partida entre as equipes no estádio foi pelo Brasileirão, em novembro de 2015, com vitória do Fluminense por 1 a 0. Gerson, hoje no Flamengo, marcou o gol do triunfo Tricolor.
O Vasco detém a vantagem de 152 vitórias no clássico contra o Fluminense, que soma 122, e vai em busca de mais um triunfo para se livrar da zona de rebaixamento. O time está na 18ª colocação com 17 pontos – cinco a menos do que o Bahia, o primeiro time fora do Z-4.
+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.