Futebol Internacional

Análise: o que pode acontecer nesta temporada da Bundesliga?

Bundesliga
Imagem: Borussia Mönchengladbach/Divulgação

Chegamos a mais um início de temporada dos campeonatos europeus e já temos muitos questionamentos sobre o que vai acontecer no desenrolar das competições. Porém, nosso foco aqui nesse texto é a Bundesliga, nome dado ao famoso campeonato da Alemanha, e que esse ano tem de tudo para ser uma das melhores edições mais competitivas de sua história.

Bundesliga
Imagem: Eintracht Frankfurt

Vamos começar falando do Bayern de Munique, treinado pelo principal destaque da nova geração, Julian Nagelsmann, que foi destaque quando treinador do Hoffenheim (2016-2019) e também no RB Leipzig (2019-2021). Nagelsmann, 34, é um cara que possui raízes de muito tempo na cidade de Munique, isso por que treinou a categoria de base do principal rival do Bayern, o Munique 1860, em 2006 e 2007. Fora que tinha recusado uma oferta do Bayern em um tempo atrás afirmando querer continuar no Hoffenheim, o que foi muito certo, pois ele chega com uma ótima bagagem e experiência nas costas já conquistado na última terça-feira (17) um título da Supercopa da Alemanha diante do Borussia Dortmund, conquista essa que foi a primeira de sua carreira. 

Na primeira rodada da Bundesliga o Bayern empatou diante do Borussia Monchengladbach por 1×1, com Robert Lewandowski se tornando o primeiro jogador da história do campeonato a marcar em sete estreias seguidas. Ou seja, mesmo com o tropeço na primeira partida, podemos colocar o gigante da Bavária como favorito ao título da liga mais uma vez, mesmo que não esteja com um elenco já fechado para as disputas que irão surgir.

Por falar em candidatos ao título podemos citar o Borussia Dortmund, que começou goleando por 5×2 o Eintracht Frankfurt, com um show de Earling Haaland, sendo líder de assistências e marcando dois gols na partida. O Dortmund vem com tudo para fazer frente ao Bayern e quebrar a seca de títulos da Bundesliga que não conquista desde a temporada 2011-2012. Podemos citar também a volta de Marco Reus a equipe, e ao que tudo indica, desta vez conseguirá jogar todas as partidas da temporada sem sofrer algum tipo de lesão, o que é frequente em sua carreira. Lembrando que os aurinegros já conquistaram a Copa da Alemanha nesta temporada. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Outros três times que perderam as primeiras partidas, mas tem tudo para melhorar seu desempenho e chegar a disputa do G4 do campeonato são Eintracht Frankfurt, RB Leipzig e o Hertha Berlin, sendo que o último chegou a marcar uma incrível goleada por 16×0 em um amistoso fora de casa, e também conta com ótimo desempenho de Matheus Cunha, jogador que foi inclusive medalhista pela seleção brasileira olímpica. Sendo assim é interessante pensar bem nas chances dessas equipes de conquistar algo, tanto na Bundesliga quanto na Copa da Alemanha, já que são bem reforçadas e tem um ótimo elenco, que entrando em ritmo farão sim frente aos principais concorrentes, Bayern e Dortmund. Falando sobre a parte de cima da tabela podemos citar também o Wolfsburg e o Borussia Monchengladbach, que sempre fazem incomodam diante de clubes com maior investimento e focam muito na classificação direta para a Champions League.

Já falando das chances de queda, podemos citar o Greuther Fürth e o Bochum, as duas equipes que subiram da segunda divisão e que começaram perdendo suas partidas no campeonato, fora isso também mostraram certa fragilidade diante de times com maior expressão na competição. Para os playoffs é de se pensar no Freiburg, a equipe que vinha de uma boa regularidade, mas que por conta de um elenco limitado tudo leva a crer em um possível desgaste e uma queda de rendimento durante a temporada.

A segunda rodada da Bundesliga começa amanhã, na partida entre RB Leipzig x VfB Stuttgart, às 15h30 (horário de Brasília), na Red Bull Arena Leipzig.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo