Corinthians

Conheça o River Plate do Paraguai, primeiro adversário do Corinthians na Copa Sul-Americana

River Plate-PAR
Foto: Divulgação/@KELITO_1911

O nome dele, provavelmente, já é conhecido pelos torcedores, porém, não é o gigante argentino que o Corinthians enfrentará nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021. O River Plate, do Paraguai, será primeiro adversário do Timão no torneio continental, e entrará em campo tentando mudar o atual momento ruim do clube.

Como chega para o confronto?

O Club River Plate Asunción é um time centenário, fundado em 1911, que fica situado Assunção, capital do Paraguai. O “Kelito” é considerado um time médio, que tem sede no bairro de Mbucarió, e que manda seus jogos no acanhado estádio River Plate, que por conta da sua capacidade de 6500 pessoas não sediará a estreia do Timão, a ser disputada no Defensores del Chaco.

Nos últimos anos, o River Plate viveu momentos difíceis, ficando de fora da 1ª divisão paraguaia entre 1994 e 2016, chegando até a disputar a quarta categoria do futebol local. No mesmo ano de retorno à elite, acabou sendo rebaixado novamente, retornando em 2019 e mantendo certa estabilidade desde então.

O momento atual do time reflete essa inconsistência da equipe nos últimos anos. Após se classificar para a Copa Sul-Americana por ter ficado na oitava colocação da classificação geral do Campeonato Paraguaio 2020, que soma os desempenhos nos torneios Apertura e Clausura, o Kelito chega para esse primeiro jogo da fase de grupos com um jejum de oito jogos — sendo sete derrotas e um empate — sem vitória no Apertura 2021 e figurando na lanterna do campeonato com apenas seis pontos em 12 jogos.

A última vitória do time de Assunção foi justamente a que deu a classificação para a esta fase do torneio continental. Enfrentando a também paraguaia La Guaireña, o River bateu seu compatriota por 4 a 2 e selou a classificação após já ter vencido o primeiro confronto por 2 a 1. De lá para cá, foram duas derrotas seguidas por 2 a 0 contra Guarani e Sol de América.

Derrota para o Sol de América - Apertura 2021
River Plate foi derrotado em casa na última rodada do Apertura 2021 – Foto: Divulgação/@KELITO_1911

Novo técnico

A má fase do clube no Campeonato Paraguaio acabou custando o cargo do ex-treinador Enrique Landaida, demitido no último sábado (17) após a derrota para o Sol de América, após ficar no comando da equipe por sete jogos. Para seu lugar, um velho conhecido foi convocado para ser o novo técnico do River Plate. 

Celso “El Chito” Ayala começará a sua segunda passagem pelo clube como treinador no duelo contra o Corinthians. Na primeira experiência no clube de Mbucarió, entre março e outubro de 2020, “Chito” teve estatísticas não muito animadoras com 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, deixando o clube durante o Clausura 2020.

Celso "Chito" Ayala em sua primeira passagem
Celso Ayala em sua primeira passagem pelo Kelito – Foto: Divulgação/@KELITO_1911


O técnico teve uma carreira bastante destacada como jogador. Ex-zagueiro da seleção paraguaia, Ayala formou dupla com Carlos Gamarra, ídolo da torcida corinthiana e campeão brasileiro com o Timão em 1998 e paulista em 1999, nas Copas do Mundo de 1998 e 2002 pelo Paraguai.

Durante seu tempo calçando chuteiras, o ex-atleta ainda foi campeão da Copa Libertadores pelo River Plate, da Argentina, em 1996 e teve uma passagem discreta pelo São Paulo, no ano de 2000.

Provável time titular

Por conta da chegada de “Chito” e da má fase que o time vem enfrentando no Campeonato Paraguaio, a equipe titular do River Plate pode sofrer muitas mudanças. Nos últimos jogos, Ladaida, vinha fazendo muitas alterações no time titular buscando uma formação ideal dos onze iniciais, principalmente no setor ofensivo.

Na defesa, é esperado que os atletas que vinham sendo escalados sejam mantidos. O experiente goleiro equatoriano de 37 anos, Daniel Azcona, e o quarteto defensivo formado por Giménez, Navarro, Montiel e Castellano devem ser mantidos. 

Daniel Azcona se aquecendo antes de jogo pelo River Plate, do Paraguai.
Daniel Azcona participou da Copa América de 2015 com a seleção do Equador – Foto: Divulgação/@KELITO_1911

Do meio para frente, os únicos dois jogadores que vinham sendo escolhidos constantemente para iniciar os jogos eram Molinas e Quiñónez, que jogam centralizados na segunda linha do esquema 4-4-2.

É esperado que o experiente atacante Pablo Zeballos, de 35 anos, que tem passagem pelo Botafogo em 2014 e foi treinado por Vagner Mancini, apareça entre os titulares. O camisa 10 já soma dois gols na atual edição da Sul-Americana e é o artilheiro do time na competição.

Pablo Zeballos atuando pelo River Plate, do Paraguai
Pablo Zeballos entrou no segundo tempo no último duelo do River Plate, contra o Sol de América – Foto: Divulgação/@KELITO_1911

Um provável River Plate viria a campo com: Azcona; Giménez, Navarro, Montiel e Castellano; Molinas, Quiñónez, González (Miño) e Godoy (Fatecha); Zeballos e Otazú (Caballero/Pérez).

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo