Botafogo

Conheça os adversários do Botafogo na fase de grupos da Libertadores

Os três adversários do Botafogo são os atuais campeões nacionais de seus respectivos países.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Na noite da última segunda-feira (18), o Botafogo conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores, após o sorteio realizado em Luque. Em seu grupo, o Alvinegro irá enfrentar a LDU (EQU), Junior Barranquilla (COL) e Universitario (PER), no Grupo D da competição.

Seus três adversários são times tradicionais em seus países e são os atuais campeões nacionais de seus respectivos países. O Junior Barranquilla venceu o Campeonato Finalización de 2023, onde bateu o Independiente Medellín na final, vencendo nos pênaltis. O Universitário venceu o seu 27º  Campeonato Peruano. Já a LDU venceu o Campeonato Equatoriano, após derrotar o Independiente Del Valle nos pênaltis.     

Ao todo a equipe irá percorrer 26.874 quilômetros em viagens, contando idas e voltas. E ainda terá que enfrentar os 2.850 metros de Quito para enfrentar a LDU. Seus três adversários atuam em grandes estádios e usam deles como alçapões. 

LDU, o atual campeão equatoriano e da Sul-Americana 

A LDU é a atual campeã da Copa Sul-Americana e além disso tem outros quatro títulos internacionais (Libertadores 2008, Copa Sul-Americana 2009 e as Recopas Sul-Americanas 2009 e 2010). Ainda na última temporada, a equipe de Quito derrotou o Independiente Del Valle nos pênaltis e conquistou o Campeonato Ecuatoriano. 

A equipe perdeu o técnico que conquistou a última competição continental, o argentino Luis Zubeldía, mas muitos jogadores importantes na conquista continuam no clube como o goleiro Alexander Domínguez, o zagueiro Ricardo Adé e o meia-atacante Jhojan Julio. A equipe agora é treinada pelo técnico espanhol Josep Alcácer, de 44 anos. 

A La U, é o único time do grupo que o Botafogo já enfrentou em jogos oficiais. As duas equipes se enfrentaram na última Copa Sul-Americana, ambas as partidas terminaram em 0 a 0, tanto no Rio de Janeiro quanto em Quito. A equipe manda seus jogos no Estádio Casa Blanca que tem capacidade para receber 42 mil pessoas. 

Junior Barranquilla, atual campeão do torneio Finalización 

O Junior Barranquilla é o atual campeão do torneio Finalización de 2023, ele não é um dos maiores campeões do Campeonato Colombiano, mas é um time que disputa frequentemente competições continentais e essa é a sua 18ª participação na Libertadores.  A sua melhor campanha na Libertadores foi em 1994, quando caiu na semifinal para o campeão Vélez Sarsfield.

O principal jogador do Rojiblanco é o experiente atacante Carlos Bacca, de 37 anos, que tem passagens por clubes como Sevilla, Milan e Villarreal. O atacante foi revelado pelo clube e em 2022 retornou para equipe, na última temporada ele marcou 20 gols em 48 jogos. Em 2024, ele marcou sete tentos em 12 partidas. A equipe de Barranquilla também conta com nomes conhecidos no futebol brasileiro, o volante Victor Cantillo, ex-Corinthians, e o meia Jimmy Chará, ex-Atlético Mineiro e que estava no Portland Timbers, da MLS. A equipe de Barranquilla é treinado pelo técnico colombiano Arturo Reyes, de 53 anos, desde o ano de 2022. Ele tem passagens pelas seleções de base da Colômbia.

O Junior Barranquilla manda seus jogos no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, que tem capacidade para mais de 43 mil espectadores, sua torcida é apaixonada e faz de sua casa um caldeirão.   

Universitario, atual campeão do Peruano e invicto há sete meses

O Universitario é o atual campeão peruano, ele venceu o Apertura no primeiro semestre de 2023, vencendo o Sporting Cristal de Tiago Nunes, que foi vice-campeão. O time de Lima fez a final da competição contra seu grande rival, o Alianza Lima, vencedor do Clausura. Na decisão do torneio a equipe crema venceu no agregado por 3 a 1. No entanto, o time perdeu seu técnico, o uruguaio Jorge Fossati, ex-Internacional, para a seleção peruana. 

No seu lugar, a equipe da capital peruana trouxe outro velho conhecido do futebol brasileiro, o argentino Fabián Bustos, ex-Santos e América Mineiro. Nesta temporada, o Universitario está invicto e lidera o Campeonato Peruano, com seis vitórias e dois empates em oito jogos. A equipe crema não perde desde agosto do ano passado, quando foi derrotada pelo ADT, por 2 a 0, fora de casa, pela nona rodada do Clausura. Os principais jogadores do Universitario são o goleiro Diego Romero, lateral-direito Aldo Corzo e os atacantes Andy Polo e Edison Flores todos que são figuras cativas na seleção Peruana. 

A casa do Universitario é o Estádio Monumental de Lima, que tem capacidade para 80 mil pessoas, e foi palco da final da Libertadores do ano de 2019, que foi vencida pelo Flamengo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo