Futebol Internacional

Copa Africana de Nações: Senegal garante vaga como líder e Comores elimina Gana na fase de grupos

Comores conquistou vitória histórica e eliminou Gana da Copa Africana. Foto: Divulgação/Twitter/Afcon.

A terça-feira (18) foi de últimas rodadas para os Grupos B e C na Copa Africana de Nações. Enquanto nos primeiros jogos do dia, Senegal garantiu a vaga como líder mesmo sem apresentar grande futebol e o Zimbábue surpreendeu Guiné, as partidas que encerraram mais um dia de CAN reservaram fortes emoções e a eliminação de uma das favoritas ao título.

Mané, Mendy, Koulibaly e companhia nas oitavas

Pelo Grupo B, a seleção de Senegal, uma das favoritas ao título, ficou no empate sem gols contra o Malawi, mesmo com as estreias do goleiro Mendy e do zagueiro Koulibaly, recuperados da Covid-19.

Embora tenha terminado o jogo com mais finalizações em direção ao gol e quase 80% da posse de bola, a equipe comandada pela estrela do Liverpool, Sadio Mané, não conseguiu vazar a defesa adversária, mas ainda assim se classificou como líder do grupo.

A favorita Senegal ficou no zero com o Malawi, mas avançou como líder. Foto: Pius Utomi Ekpei/AFP via Getty Images.

Surpresa de Zimbábue

Já o outro jogo da chave foi mais movimentado. Mesmo sem chances de classificação, o Zimbábue partiu para cima da Guiné e fez dois gols logo no primeiro tempo. Musouna abriu o placar de cabeça aos 26 minutos e Mahachi ampliou aos 43’, num chute da entrada da área.

O volante Naby Keita descontou para Guiné com apenas quatro minutos da segunda etapa, mas a seleção parou por aí e foi derrotada por 2 a 1. Mesmo derrotada, a equipe está classificada para as oitavas de final.

Mesmo sem chance de classificação, Zimbábue bateu Guiné. Foto: Kenzo Tribouillard/AFP via Getty Images.

Como fica 

O Grupo B terminou com Senegal na liderança, com cinco pontos, e Guiné em segundo, com quatro pontos. Malawi fechou em terceiro, também com quatro pontos, e aguarda o encerramento da fase de grupos para saber se avança às oitavas. O Zimbábue ficou na lanterna, com três pontos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Queda precoce de Gana

As partidas do Grupo C foram as que reservaram mais emoções. No jogo com resultado mais surpreendente até aqui na CAN, Comores surpreendeu, derrotou Gana por 3 a 2 e eliminou uma das principais seleções do continente africano.

Comores abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo com Nabouhane após rápido contra-ataque. Aos 25’, um dos destaques de Gana, André Ayew levou cartão vermelho direto por fazer falta no goleiro adversário.

Mesmo com a vantagem no placar e um jogador a mais, Comores não se retraiu e fez o segundo gol com Mogni, aos 17’ da segunda etapa. A vantagem não duraria muito, já que Boakye diminuiu para Gana dois minutos depois num lance esquisito após escanteio, e Djiku aproveitou sobra na pequena área para empatar aos 32’.

Mas já aos 40 minutos, Mogni recebeu cruzamento rasteiro e bateu firme para fazer seu segundo gol no jogo, o terceiro de Comores, dar a vitória à seleção da pequena ilha na costa africana e eliminar a forte Gana.

Comores surpreendeu, venceu e eliminou a favorita Gana. Foto: Daniel Beloumou Olomo/AFP via Getty Images.

Marrocos e Gabão garantem classificação 

O outro jogo da chave também foi cheio de reviravoltas. Sem as principais estrelas, Aubameyang e Lemina, com sequelas da Covid-19, Gabão disputou a liderança do grupo com a favorita Marrocos.

E Jim Allevinah aproveitou falha da defesa para abrir o placar para os gaboneses aos 21 minutos do primeiro tempo. Depois de pouca movimentação, o jogo voltou a ficar mais interessante nos minutos finais da etapa complementar.

Boufal empatou aos 29’ em cobrança de pênalti, Aguerd completou contra o próprio patrimônio aos 36’ para colocar o Gabão na frente de novo, mas Hakimi acertou bela cobrança de falta aos 39’ para empatar o jogo em 2 a 2 e dar números finais à partida.

Marrocos e Gabão ficaram no empate e se classificaram. Foto: Kenzo Triboulliard/AFP via Getty Images.

Como fica

Com os resultados da última rodada, o Grupo C terminou com Marrocos líder, com sete pontos, e Gabão em segundo com cinco pontos. Comores, na primeira participação na CAN, fechou em terceiro, com três pontos e ainda sonha com a classificação, e Gana, com apenas um ponto, foi eliminada de forma precoce.

Apenas o Gabão já conheceu o adversário das oitavas de final. Será Burkina-Faso, que enfrenta no domingo, (23), às 13h (horário de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo