Nesta quarta-feira, os atletas da ginástica artística do Brasil entraram no tatame pela 13ª edição da Copa do Mundo de Ginástica Artística, realizado em Doha no Catar. A competição é realizada no Aspire Dome, sem público devido a pandemia de COVID-19. No primeiro dia, da etapa de qualificação, Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Caio Souza confirmaram o favoritismo em seus aparelhos e avançaram para a final.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Na prova das barras assimétricas, Rebeca Andrade se classificou em primeiro lugar no aparelho após acumular 14.333 pontos. A brasileira é a atual campeã pan-americana de 2021 e já tem passaporte carimbado para os Jogos de Tóquio no mês pela cota continental. Na mesma modalidade, quem também está garantida na próxima fase é Lorrane Oliveira, que somou 13,400 pontos e terminou na terceira colocação na tabela de classificação.
No Masculino, Arthur Zanetti garantiu sua classificação na terceira posição, após somar 14.666 pontos, nas argolas. O primeiro lugar ficou com o grego Eleftherios Petrounias que fechou a série com 15.133 pontos. O segundo lugar foi de Ibrahim Colak, da Turquia, com 14.833. O outro brasileiro na prova, Caio Souza, também avançou à final do aparelho, ele fechou na quinta posição, com 14.600.
Quem passou perto da classificação foi Francisco Barretto no cavalo com alças. O campeão Pan-Americano, ficou na décima posição, com 13.666 pontos. O último ginasta que foi à final conforme a tabela de classificação foi Ahmet Onder, da Turquia, com 13.88. Tomás Rodrigues ficou com na 19º no aparelho, após somar 11.033. O ginasta verde e amarelo também competiu no solo, sua apresentação teve algumas falhas de execução, e foi o 16º colocado (11.800 pontos).
Nesta quinta-feira (24), oito ginastas do Brasil vão competir em busca de mais vagas nas finais da Copa do Mundo de Ginástica em Doha. Vão competir na etapa classificatória no feminino Flavinha Saraiva (trave), Rebeca Andrade (trave), Lorrane Oliveira (solo). No masculino entram na disputa, Caio Souza (salto e barras paralelas), Tomás Rodrigues (salto), Diogo Soares (barras paralelas), Arthur Nory (barra fixa) e Francisco Barretto (barra fixa). As disputas por medalhas serão realizadas na sexta-feira e no sábado.
Doha Gym/Divulgação
++Contagem regressiva: Brasil tem 272 atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio
O torneio de Doha é a oitava e última parada na série da Copa do Mundo por Aparelhos da Federação Internacional de Ginástica (FIJ), e é a última chance dos atletas conquistarem uma nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para os ginastas do Brasil o torneio vale como um teste antes do torneio do Japão, já que os atletas não têm chance de vagas olímpicas na competição.