Corinthians

Corinthians sustenta melhor ataque do Brasileirão mesmo em má fase

Corinthians x Bahia
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians tenta sair da crise que se alastrou pelo clube nas últimas semanas. Salários atrasados, protestos da torcida, resultados ruins dentro de campo e a demissão de Tiago Nunes. Em meio a tudo isso, há alguns pontos positivos que trazem esperanças ao alvinegro paulista.

Com a vitória por 3 a 2 contra o Bahia, nesta quarta-feira (16), na Neo Química Arena, o Corinthians se tornou o melhor ataque do Campeonato Brasileiro ao lado do Internacional e Vasco da Gama, todos com 15 marcados. Mais do que os números, a atuação contra o time de Mano Menezes trouxe algumas questões animadoras: troca de passes rápidos, verticalidade, aproximação e triangulações efetivas que quebraram as linhas de marcação do adversário. Ainda há a bola parada, que foi ensaiada e executada de uma maneira que trouxe resultados.

As mudanças feitas por Dyego Coelho surtiram efeito. Roni, vindo da base, entrou muito bem e marcou seu primeiro gol como profissional. Xavier já teve grande impacto no meio-campo com movimentação e imposição física e deve ganhar novas oportunidades daqui para frente. Apesar de partida abaixo individualmente de alguns nomes, é importante destacar a atuação de Otero, que foi participativo e agressivo. E o mais importante: seu gol aconteceu.

Muito além dos números…

Portanto, o Corinthians não é o melhor ataque do Brasileirão apenas pelos números. Diante de todos os problemas, o sistema consegue ter virtudes importantes. Ainda há muito o que ser corrigido no time de Coelho, mas é possível enxergar um processo de amadurecimento e evolução.  

Houve apenas dois jogos que o alvinegro passou em branco: no empate de 0 a 0 contra o Grêmio e na derrota por 2 a 0 contra o Palmeiras. Diante o Atlético-MG (2), Coritiba (3), Fortaleza (1), São Paulo (1), Goiás (2), Botafogo (2) e Bahia (3), e o sistema ofensivo conseguiu ser efetivo de alguma forma, seja com individualidades ou com o coletivo funcionando.

O maior problema segue sendo a defesa. Se o ataque é o melhor nos números, o sistema defensivo é o segundo pior, com 16 gols tomados, na frente apenas de Bahia (18) e empatado com o Red Bull Bragantino. A urgência segue sendo o setor, que pode comprometer muito a evolução do ataque e fazer o time perder pontos importantes.

Depois de uma vitória que traz certo alívio, o Corinthians joga apenas na próxima quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), contra o Sport Recife, na Ilha do Retiro. São 12 pontos conquistados até o momento e a 11ª colocação assegurada na tabela.    

Leia também: Coelho exalta maturidade do elenco após vitória: ‘Deram moral aos meninos’

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo