Na manhã desta terça-feira, a CBF divulgou o áudio do VAR do pênalti não marcado para o Grêmio no empate em 4 a 4 com o Corinthians, nesta segunda, na Neo Química Arena. A entidade admitiu erro da arbitragem. No vídeo divulgado, o narrador explica por que o pênalti deveria ser marcado.
– O atleta número 9, em ação de bloqueio, com braço em posição antinatural e aumentando espaço corporal, intercepta cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço caracteriza infração de pênalti. A penalidade deveria ser marcada no campo de jogo e, quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação – diz o narrador.
O lance aconteceu aos 49 minutos do 2º tempo, Ferreira cruzou para a área e viu a bola bater no braço de Yuri Alberto, atacante corintiano que tentava bloquear o lance.
Veja o vídeo no site da CBF.
Leia o diálogo divulgado:
Wilton Pereira Sampaio: Natural o lance para mim. Ele joga a bola direto no braço, que estava em posição natural. Não tem bloqueio.
VAR: Põe na câmera 5, quero ver se vai pegar no pé desse jogador. Vai direto no braço.
VAR: Aguarde um pouco, Wilton, essa disputa com o jogador. Cabeça com cabeça. Volta de novo na mão lá. Vai. O jogador mesmo estando com a mão nessa posição, acho que está natural para a disputa da bola. E não está com a intenção de bloquear.
AVAR2: Você não acha muito aberto não, Emerson? Que a bola passaria se não bate nesse braço.
VAR: Está, mas para mim ele não está com intenção de bloquear. Ele está com intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço, não está indo com o braço em direção à bola. Wilton, pode jogar.