Coritiba

Início de trajetória; a volta para o Couto Pereira e Morínigo na história do Coritiba

Morínigo Coritiba

O Coritiba entra em campo neste sábado (29), às 18h15, contra o Avaí, no Couto Pereira em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O Coxa volta a disputar a segunda divisão do Brasileirão após um ano desde a sua última passagem na divisão inferior; mas como em todo caso de disputa da segunda divisão, o Verdão entra como postulante ao título e o acesso é uma forma de obrigação do clube com a sua história e com sua torcida. A partida contra o time catarinense será a primeira das 38 batalhas que o Coritiba enfrentará nesta temporada que promete ser a mais difícil da história da competição.

De volta ao Couto Pereira

O Couto Pereira por ser um estádio que utiliza grama na sua forma natural, sofre com as intempéries causadas pelas baixas temperaturas que o final do outono e o início do inverno (21 de junho) causam na região sul do Brasil; com isso, o Coritiba realizou o processo de plantio de sementes de grama que irá suportar as baixas temperaturas do frio no inverno da cidade de Curitiba.

Couto Pereira - Coritiba
Couto Pereira em processo de troca do gramado (Foto: Coritiba)

Com tal situação relacionada ao gramado do Couto Pereira e a eliminação precoce no Paranaense, desde a partida contra o FC Cascavel no dia 03 de maio, o Coritiba não joga no Couto Pereira; são 26 dias longe da sua ‘casa’ que em tantos momentos se fez fator de peso para as vitórias coxa-branca.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. 

Morinigo entrando na história

O técnico Gustavo Morínigo, apesar da eliminação histórica no Paranaense, ainda é um técnico bem visto por parte da torcida coxa-branca e o treinador paraguaio será o primeiro técnico estrangeiro a disputar uma Série B comandando o Coritiba na história do clube.

Ter técnicos estrangeiros não é uma novidade para o Coritiba, porém, para aqueles torcedor mais novos, provavelmente não se lembrarão do uruguaio Felix Magno que comandou o clube entre os anos 40 e 60; ou também o conterrâneo de Gustavo Morínigo, Sinforiano que comandou o clube durante o ano de 1961.

Ao todo, o Coritiba já contou com 10 treinadores estrangeiros, são eles:

  • Dario Letona (Peruano) – Nunca chegou a comandar o Coxa oficialmente, esteve no Couto Pereira no ano de 1949;
  • Felix Magno (Uruguaio) – Técnico com mais de 200 partidas comandando o Coxa entre os anos 40 e 60;
  • Sinforiano (Paraguaio) – Comandou o Coxa em 1961;
  • Sebastian Beracoecha (Uruguaio) – Comandou o Coxa entre 1962 e 1963;
  • Filipo Nunes (Uruguaio) – Técnico em 1971;
  • Armando Reganeschi (Argentino) – Comandou o Coxa entre 1972 e 1973;
  • Eduardo Dreyer (Argentino) – Comandou o Coxa entre 1981 e 1982;
  • Pedro Rocha (Uruguaio) – Técnico em 1987;
  • Sérgio Ramirez (Uruguaio) – Técnico em 1991;
  • Dario Pereyra (Uruguaio) – Comandou o Coxa em 1998. (Dados: Grupo Hêlenicos, Gazeta e UmDois Esportes)

Gustavo Morínigo é o décimo primeiro técnico estrangeiro que comanda o Coritiba na história do clube, até o momento são 22 partidas disputadas, sendo oito vitórias, cinco empates e nove derrotas no comando técnico; o Coritiba no comando do paraguaio marcou 32 gols e sofreu 30 gols, com um saldo de dois gols ao seu favor no retrospecto das partidas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo