O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez alterações sobre as normas estabelecidas de restrição de circulação no Estado. O sistema de risco das cidades gaúchas coloca Porto Alegre em bandeira vermelha, sinal de alto risco de contaminação da Covid-19. Sendo assim, os treinamentos de Grêmio e Internacional devem ser suspensos na próxima semana. Os prefeitos das cidades em alto risco poderão pedir revisão e alteração nas restrições, mas a capital gaúcha deve continuar no vermelho.
Na ultima semana a Federação Gaúcha de Futebol entregou ao governo do estado uma proposta para o retorno do Campeonato Gaúcho. Em um documento com 13 páginas a ideia da FGF é de retorno em 19 de julho e conclusão do campeonato para 9 de agosto. Os jogos aconteceriam em seis sedes, sendo elas: Arena do Grêmio, Beira-Rio e Passo D’Areia (Porto Alegre), Cristo Rei (São Leopoldo), Estádio do Vale (Novo Hamburgo), Alfredo Jaconi e Estádio Centenário (Caxias do Sul), Montanha dos Vinhedos (Bento Gonçalves) e Boca do Lobo (Pelotas).
A expectativa é de que as direções de Grêmio e Inter recorram a decisão de suspender os treinamentos e, cabe ao governador Eduardo Leite e ao prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior a decisão de aprovar a liberação dos Centros de Treinamento.