A quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2023 foi aberta nesta sexta-feira (12), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o Oba, em Goiânia/GO, com a partida entre Vila Nova e Criciúma. A equipe goiana pressionou bastante, mas parou nas três bolas na trave e nas grandes defesas do goleiro catarinense que, com dois atletas expulsos, segurou a pressão e empatou em 0 a 0.
Apesar de jogar fora de casa, os catarinenses chegaram primeiro. Aos três minutos, Felipe Vizeu foi acionado na área e finalizou com perigo. Em seguida, o próprio atacante escorou para Cristovam cabecear, mas o goleiro Dênis Júnior defendeu. Os mandantes demoraram 15 minutos para atacar, mas, quando chegou ao campo ofensivo, exigiu grandes defesas do goleiro Gustavo. Primeiro, quando Rafael Donato completou cruzamento de Lourenço. Em seguida, Neto Pessoa cabeceou. A pressão goiana continuou com finalizações de Lourenço, Guilherme Parede e Caio Dantas, mas não conseguiu marcar. Nos acréscimos, o atacante Éder foi expulso por reclamação e deixou o time carvoeiro com um a menos.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Na segunda etapa, o Vila Nova aproveitou a superioridade numérica e o mando de campo para ampliar a pressão e encurralar o adversário em busca da vitória. Caio Dantas tentou, mas acertou a trave. Ralf arriscou de fora da área e a bola passou muito perto. Quando os donos da casa conseguiam acertar o alvo, o goleiro Gustavo aparecia com firmes intervenções, como em cabeçada à queima-roupa de Rafael Donato. A situação do Criciúma ficou ainda mais complicada quando Gustavo também foi expulso e deixou o clube com dois a menos em campo.
As substituições dos técnicos ajustaram as estratégias de ambos os lados. Enquanto o Vila atacava de todas as formas, o clube catarinense buscava a defesa ainda mais fechada. Lourenço tentou em cobrança de falta, mas Gustavo novamente defendeu. Sousa arriscou de fora da área, mas acertou a trave. Nos acréscimos, Guilherme Parede teve chance frontal na cara do gol e perdeu, além de Victor Andrade mandar a bola no travessão. Em meio a tantas finalizações e pressão, o placar ficou zerado.
Com o resultado, os rubros ficam na terceira posição com 11 pontos ganhos, enquanto os carvoeiros estão no segundo lugar, com 14 pontos. Os times irão entrar em campo na próxima rodada apenas no domingo (21). Às 15h30, o Criciúma vai enfrentar o Ceará no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC, enquanto o Vila Nova terá o CRB como adversário no Estádio Rei Pelé, o Trapichão, em Maceió/AL, às 18h30.