Campeonato Brasileiro - Série B

Criciúma supera pressão do ABC, vence e assume liderança temporária da Série B

Filipe Mateus marcou o gol da vitória do Criciúma sobre o ABC (Celso da Luz/Criciúma EC)

Filipe Mateus marcou o gol da vitória em cobrança de pênalti

Celso da Luz/Criciúma EC

O Criciúma segue em boa fase e, mesmo diante de uma enorme dificuldade, conseguiu fazer valer o bom momento na temporada para conquistar mais três pontos no Campeonato Brasileiro da Série B 2023. Em jogo disputado no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal/RN, o Tigre enfrentou o ABC na tarde deste sábado (8) em confronto válido pela 16ª rodada e venceu por 1 a 0. Mesmo com um jogador a menos, a equipe catarinense marcou com Filipe Mateus em gol de pênalti, suportou a pressão e garantiu a vitória.

O ABC começou a partida com mais fluidez ofensiva. O time conseguia controlar e impedir os ataques adversários e chegava bem ao campo de ataque, mas não marcou. Thonny Anderson teve a chance e Gustavo defendeu chute forte. Em seguida, após boa jogada iniciada por Fábio Lima, Matheus Anjos completou cruzamento ao rolar para Romário encher o pé, mas Rodrigo evitou a abertura do placar.

A situação do time catarinense ficou complicada aos 16 minutos, quando o próprio Rodrigo errou passe no campo de defesa e Walisson Maia cometeu falta para impedir finalização de Júnior Todinho. O zagueiro foi expulso e deixou os carvoeiros com um a menos em campo. Ainda assim, o Tigre conseguiu abrir o placar. Fabinho foi derrubado por Afonso na área e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, Filipe Mateus deslocou o goleiro Simão em seu centésimo jogo pela equipe.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Com um a mais e atrás no marcador, era natural que os abecedistas avançassem. Com isso, contou com a movimentação de Matheus Anjos para finalizar e assustar o goleiro Gustavo. Em duas tentativas, o goleiro conseguiu defender. As modificações deixaram os potiguares ainda mais avançados e perigosos, mas faltou balançar a rede. Jean Patrick chutou de longe e acertou o travessão, enquanto Júnior Todinho ficou com o rebote e cabeceou fraco. Genílson também arriscou de longa distância, mas não conseguiu passar pelo arqueiro.

O resultado deixou as equipes nos extremos da tabela de classificação da Segundona. Os potiguares permanecem na última posição, com dez pontos, enquanto os catarinenses assumem provisoriamente a liderança com 33 pontos. As equipes irão entrar em campo no decorrer da semana pela próxima rodada da competição nacional. O Criciúma vai abrir a jornada contra o Guarani às 20h da próxima quinta-feira (13) no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC. O ABC vai enfrentar o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS, às 11h do sábado (15).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo