Atlético-MG

Preparador físico do Atlético-MG, Cristiano Nunes, vê pouca interferência em 10 dias de paralisação, mas espera que ‘não aconteça com frequência’

Preparador físico do Atlético-MG, Cristiano Nunes, vê pouca interferência em 10 dias de paralisação, mas espera que 'não aconteça com frequência'
Foto: Reprodução/TV Galo

Com o Campeonato Mineiro paralisado até o dia 1º de abril, o Atlético-MG segue treinando na Cidade do Galo, em busca de melhorar o condicionamento físico dos jogadores. Por isso, o preparador físico atleticano, Cristiano Nunes, deu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (23) para dar informações de como o plantel alvinegro se encontra fisicamente durante essa parada momentânea do futebol.

O preparador físico disse que o clube irá aproveitar esse tempo parado para intensificar os treinos e realizar atividades complementares para suprir a falta de ritmo de jogo.

— Nós temos que aproveitar da melhor forma possível, os treinamentos serão intensificados, principalmente para os atletas que retornaram um pouco depois. Vamos procurar realizar atividades complementares físicas com esse direcionamento. É uma semana importante, existe essa necessidade, o grupo tem se portado muito bem no dia a dia, mas é início de temporada, precisamos evoluir.

O Atlético-MG tem jogadores experientes e novos em seu plantel, por isso, Cristiano Nunes explica que os treinamentos são diferenciados para cada atleta.

— Não é apenas a questão da idade que devemos levar em consideração. Evidentemente que atletas mais experientes requer um cuidado mais especial principalmente na questão muscular. Mas nós temos muitos atletas com uma experiência que dão exemplo, que procuram atividades no dia a dia. Teremos atividades direcionadas na questão muscular para os atletas com uma idade mais avançada. Haverá um controle de carga no dia a dia, mas é necessário que todos, inclusive os atletas mais experientes, evoluam na questão física.

Apesar da paralisação de 10 dias do Campeonato Mineiro logo no início do ano, Cristiano não vê interferência significativa para o planejamento da temporada em relação a questão física. Além disso, o preparador físico espera não ter mais paralisações no decorrer da temporada.

— Uma semana apenas sem jogos não vai influenciar o planejamento para a temporada no tocante a ritmo de jogo. Como nós temos alguns atletas que se apresentaram um pouco depois, nós vamos procurar aproveitar da melhor forma possível essa semana. Nós temos que trazer para o dia a dia aquilo que eles vão realizar nos jogos, então não adianta treinar em ritmo leve e intensidades baixas e querer que o atleta jogue depois com uma intensidade alta e bom desempenho. Você ter uma semana aberta proporciona a aumentar a carga de treino para que, em um momento futuro, eles consigam responder melhor nas partidas oficiais. Com certeza, não é algo que vai ser comum, não esperamos que essa interrupção de jogos aconteça com frequência. Se contabilizarmos todas as partidas que teremos ao longo da temporada, vai girar em torno de 76 jogos, queremos que os atletas suportem bem a temporada e tenham o melhor desempenho possível.

Covid-19

O Campeonato Mineiro paralisou devido ao aumento drástico no número de casos de Covid-19 no estado e a lotação máxima dos hospitais. Inclusive, o próprio Atlético-MG já passou por um surto de contaminação pelo vírus no ano passado, o que comprometeu significativamente o time na disputa pelo título brasileiro, não tendo treinador na beira do campo e não podendo escalar jogadores titulares e nem reservas. Na ocasião, vários jogadores das categorias de base tiveram que ser utilizados. Cristiano Nunes explica como é a procedência das atividades quando um jogador do elenco contrai o vírus.

— Isso diz muito a respeito aos sintomas que o atleta apresenta durante o tempo de quarentena. Muitos dos atletas passam por esse período de forma assintomática. Acontecendo isso, algumas atividades são propostas para que eles façam em suas casas. O clube disponibiliza um kit para que ele possa cuidar das questões musculares e cardiorrespiratórias. Agora, se o atleta apresentar sintomas, aí é preciso ter uma atenção bem individualizada, controlar bem a carga de treinos desse atleta para que ele gradualmente melhore as atividades do dia a dia e retome a sua condição física.

O Atlético-MG poderá ter 76 jogos na temporada, somando todas as competições, mas, se aproximando de abril, houveram apenas cinco. O calendário alvinegro será muito cheio e, portanto, Cristiano e os demais profissionais da parte física terão de preparar os jogadores na parte física para suportar uma bateria de jogos.

— Passa a ser um calendário muito apertado, os jogos em sequência exigem muito dos jogadores. Então é preciso ter cuidados com a logística, as viagens, recuperações pó-jogos, procurar fazer as intervenções logo em seguida da partida. Precisa ter um direcionamento de carga para aqueles atletas que estão viajando e participando pouco dos jogos. Isso tudo promove uma manutenção de uma condição do grupo. É preciso procurar errar o menos possível, atender as necessidades individuais dos atletas ao longo do ano, que será muito desgastante.

Ainda será definido o horário, mas o Atlético-MG volta a campo na próxima semana, dia 1º de abril, quando enfrenta a Caldense fora de casa. O Galo é líder do Campeonato Mineiro com 100% de aproveitamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo